SAÚDE: Prefeitura coordena ações contra dengue

A Prefeitura de Itatiba lançou, na tarde desta sexta-feira, 13 de janeiro, no Auditório do Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline', uma campanha coordenada de combate à dengue, ao zika virus e a febre do chikungunya. O objetivo é envolver a participação de todas as secretarias nas ações de conscientização da população, visando localizar os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, combatendo e reduzindo o número de casos das doenças.

Durante o lançamento, o Prefeito Douglas apresentou as propostas da campanha e os projetos de combate ao mosquito, aproveitando para ressaltar a importância e as ações, de cada secretaria. “Todas as secretarias terão um papel fundamental, seja realizando o Catabugiganga, com a melhor utilização dos Ecopontos, através de ações interativas nas escolas municipais ou com a divulgação nos espaços públicos, nos cursos do Fundo Social de Solidariedade,nos CREAS e nos CRAS”, comentou o Prefeito.

Estiveram presentes no evento os Secretários Municipais, osAgentes de Controle e Combate a Endemias e Agentes Comunitários, além dapresença da população, do conselho municipal de saúde, Tiro de Guerra e deservidores públicos.

Entre as principais ações de sensibilização está a intensificação das visitas das Agentes de Saúde às residências, aderindo ao programa “Todos contra o Aedes Aegypti”, do Governo do Estado de São Paulo, que prevê visitas domiciliares também aos sábados.

“Lançamos oficialmente essa campanha, com a participação de todas as secretarias, para sensibilizar a população sobre o perigo que o mosquito oferece a saúde. A campanha também servira para conscientizar as pessoas sobre os sintomas da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, essencial para permitir um diagnóstico mais rápido e posteriormente o tratamento indicado”, explicou o secretário de Saúde, dr. Fábio Luiz Alves, que também reforçou um pedido a população “recebam os agentes de saúde em casa”.

 Retorno do Catabugiganga

Outra ação importante é a volta do Catabugiganga, que já está circulando pela cidade e recolhendo materiais inservíveis depositados irregularmente nas ruas. A Prefeitura elaborou um cronograma para divulgar em quais dias e bairros os caminhões do Catabugiganga estará nesse mês de janeiro.

“O Catabugiganga é uma ação que não só atenderá o anseio da população, mas também um trabalho em conjunto de todas as Secretarias para combater o mosquito causador da dengue. A ação vai seguir um cronograma atendendo todos os bairros do município, recolhendo materiais para que não se tornem criadouro do Aedes aegypti”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng.º Hermínio Geromel.

Essa ação prosseguirá pelos próximos meses e os cronogramasserão divulgados em vários meios, como Imprensa Oficial, no site e no Facebookoficial da Prefeitura de Itatiba.

Outras secretarias realizarão a divulgação de material educativoe com palestras nas escolas públicas municipais, Academias ao Ar Livre,escolinhas de esporte, CRAS e CREAS.

 Valorização

Na ocasião, o Prefeito Douglas assinou o decreto nº 6.902/2017,que autoriza a movimentação do Fundo Municipal de Saúde. “Os recursos dessefundo serão utilizados para valorizar os Agentes Comunitários de Saúde e Agentesde Controle de Combate a Endemias, com o pagamento de um incentivo financeiro,que deve ser realizado na folha salarial de fevereiro”, afirmou o Prefeito,ressaltando a importância dos Agentes.

Nas próximas semanas também será pago o valor correspondente aoincentivo do programa do Governo Estadual, “Todos juntos contra o Aedesaegypti”, de R$120,00 por sábado trabalhado.


Informações e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba