Secretário Estadual garante Plano Diretor de Turismo para Itatiba

Itatiba deu mais um passo para tornar-se município de interesse turístico na noite de segunda-feira, 22 de maio. O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira recebeu o secretário Estadual de Turismo, Laércio Benko, que garantiu para Itatiba a elaboração de um Plano Diretor específico para o tema. O documento é indispensável para a obtenção do título de “Município de Interesse Turístico” (MIT).

O encontro reuniu o deputado Estadual Adilson Rossi, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, o prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira e membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), tanto de Itatiba como de Morungaba.

O Secretário Laércio Benko, em seu discurso, garantiu a elaboração do documento, que passa por estudos e pesquisas. “O Plano Diretor de Turismo será por minha conta. Tenho certeza que Itatiba tem tudo para tornar-se Município de Interesse Turístico”, cravou.

Segundo o secretário Estadual, os Municípios de Interesse Turístico poderão receber, anualmente, 550 mil reais,de forma contínua, recurso que será utilizado para fomentar o turismo em suas diferentes formas.

“Nossa cidade tem tudo para ser um grande pólo turístico: além de ser linda, temos grande vocação para o turismo rural, hotéis fazenda com atração crescente de casamentos e eventos, clima excelente, potencial para gastronomia e mais adiante, inclusive, a possibilidade de se tornar uma referência internacional da prática do golf. Fica aqui o nosso agradecimento ao deputado Adilson Rossi e ao secretário Laércio Benko pela dedicação em colaborar com o crescimento do Turismo em Itatiba. Os recursos que poderão vir da nossa transformação em MIT deixarão nossa cidade mais bonita não apenas para os turistas, mas para todos os itatibenses”, declarou o prefeito Douglas Augusto.

O próximo passo será um intercâmbio entre as secretarias Municipal e Estadual de Turismo, a convite do secretário Estadual, para trazer para Itatiba experiências bem-sucedidas em outros locais. “Demos mais um passo muito importante em direção ao nosso propósito de tornar Itatiba um Município de Interesse Turístico, mas não basta o título: é preciso planejar, projetar e trabalhar muito. O Turismo movimenta a economia, traz investirmos, desenvolve o comércio, e principalmente gera empregos, fazendo com que a maior parte dos recursos permaneça em nossa cidade”, comentou Washington Bortolossi, titular da pasta no município.

Agora a Secretaria Municipal fará aatualização do inventário da cidade e, após concluído, o Plano Diretor passarápor audiência pública (aberta à participação de toda a população) e apreciaçãoda Câmara Municipal, seguindo para a Assembleia Legislativa de São Paulo.


Informação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba

Foto: Renato Junior/PMI