SEGURANÇA: Prefeitura realiza formatura de 20 novos GMs

Na manhã desta segunda-feira, 19, foi realizada no auditório do Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline' a Formatura dos Guardas Municipais de Itatiba e dos convidados de Jundiaí e Taboão da Serra. Ao total, foram congratulados 20 novos Guardas que passaram por treinamento durante cinco meses.

Estiveram presentes o Prefeito João Fattori, o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Cel. Benedito Roque de Souza , o GM José Carlos Baessa, que por muitos anos foi diretor da Guarda Municipal e responsável pelo curso de formação, o Comandante Waldemar da Guarda Municipal de Louveira; o Sub Inspetor Dênis, da Guarda Municipal de Jundiaí e o Sargento Cabarros, representando o Capitão Hamilton,da Polícia Militar.

Líderes dos demais departamentos subordinados à secretaria de Segurança também prestigiaram os formandos: a coordenadora da Defesa Civil, Leila Cavallaro, ochefe de instrução dos Bombeiros, Jeferson Montico, o responsável pela Central de Monitoramento por Câmeras, Marcel Teixeira e o responsável pelo Departamento de Trânsito, Joel Garcia.

 

GM ressaltada

Fattori parabenizou a tropa e aproveitou o momento e relembrou todos os ganhos na área de segurança na cidade, a começar pela criação da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. “Avançamos muito durante esses oito anos, nossa GM é respeitada, tem excelentes profissionais e os outros departamentos são igualmente competentes. Defesa Civil, Bombeiros, Central de Monitoramento e Trânsito foram setores tratados com seriedade e com excelentes pessoas no comando. Demos corpo a uma área tão sensível, criando a secretaria a fim de que a população pudesse contar com uma equipe mais organizada, focada e com liderança própria. Nos orgulhamos em ver, nesta formatura, novos homens e mulheres que estão preparados e bem capacitados para proteger nosso patrimônio e cuidar das pessoas”, afirmou.

O Secretário Roque de Souza, que é Coronel reformado da Polícia Militar há quatro anos, agradeceu a confiança do Prefeito em ter a honra de assumir a pasta,sendo o primeiro secretário da história, e deixou aos formandos ensinamentos sobre autocontrole e tolerância. “Muitos esperam que o guarda municipal se imponha com sua arma, mas é pela calma e tolerância que um bom profissional da área deve ser reconhecido. É necessário primar pela ponderação. É possível ajudar de diversas formas e não só seguindo protocolos, pois além de prédios,devem zelar por todo ser humano. Agradeço parcerias de sucesso em nossa região, garantindo uma rede de segurança e trocas de experiência, como esta que vemos,com guardas municipais de outras cidades. Independente do local: atendam ao que o público espera, se esmerem”, pediu.

Na ocasião foram executados os hinos nacional e de Itatiba, os recrutas se apresentaram para o Prefeito e realizaram o juramento do Guarda Municipal. O Prefeito Fattori também entregou um Certificado ao aluno Leandro Guido Megda,que se destacou no processo de formação.

 

Sobre o curso

Duranteos cinco meses de treinamento, os recrutas cumpriram 730 horas/aula das mais diversasmatérias para formação do agente de segurança pública e 200 horas de estágiosupervisionado. O curso de formação de Itatiba contou com a colaboração deinstrutores da GM municipal, das Secretarias da Prefeitura de Itatiba einstrutores convidados das Polícias Civil, Militar e Federal, Tiro de Guerra,Coordenadoria de ensino das Guardas Municipais de Jundiaí e Louveira, quedoaram tempo e conhecimento aos alunos.

 

Novos Guardas

“Foi muito bom todo otreinamento, nós que somos da Guarda Municipal de Jundiaí, vinhamos evoltávamos todos os dias. Foi puxado mas também muito gratificante. Eu desejo atodos nós formandos e companheiros de farda, muito boa sorte e uma belajornada, seja dentro de casa com seus familiares ou na rua desempenhando nossafunção”, disse emocionada a GM Josivane Santos de Carvalho.

“É uma nova etapa que nós vamosenfrentar a partir de agora, foi difícil, a gente lutou bastante para conseguirchegar até aqui e esperamos que ,na rua, possamos fazer o melhor possível paratoda a população de Itatiba; que possamos ajudar todas as pessoas da melhorforma possível e desempenhar uma função policial exemplar”, comentou o oradorda turma o GM Fernando Miguel Franco Tafarello.

“Meu filho é uma benção, um guerreiro, ele é assim, sempre foi um bom filho e agora na Guarda Municipal vai cumprir o papel direitinho, pois ele é esforçado e tem bastante paciência”,comentou Teresinha Martins da Silva, mãe do GM Fábio Martins dos Santos.


Fotos: Alisson Lage/ PMI