VACINAÇÃO: Idosos já podem se vacinar contra a gripe influenza

Começou na segunda-feira, dia 17 de abril, a Campanha de Vacinação de 2017 contra o vírus Influenza, que se estende até o dia 26 de maio. A meta para o município é vacinar 90% dos indivíduos de cada grupo de risco.

A campanha nacional é promovida em Itatiba pela Secretaria Municipal de Saúde. A novidade este ano é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público-alvo, garantindo a eles uma etapa prioritária para receber a imunização gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização será distribuída em 5 etapas diferentes, sendo que a primeira já está sendo cumprida desde 10 de abril, vacinando os trabalhadores da área de saúde dos hospitais.

No dia 13 de maio acontecerá o chamado 'Dia D', quando agentes de saúde estarão na Praça da Bandeira realizando a vacinação em toda a população. No caso de pessoas acamadas ou com problemas de mobilidade, recomenda-se agendar a visita do SAD –Serviço de Atendimento Domiciliar, que também estarão nas residências, no dia 13 de maio, realizando a vacinação. O agendamento deve ser feito pelo telefone 4524-0934.

Confira osgrupos prioritários:

Etapa 1: a partir do dia 10 deabril – trabalhadores de saúde dos hospitais;

Etapa2: apartir do dia 17 de abril – trabalhadores de saúde dos serviços públicos eprivados e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;

Etapa3: apartir do dia 24 de abril – gestantes, lactantes, crianças (de 6 meses à 5 anosde idade), indígenas e grupos anteriores;

Etapa4: apartir do dia 2 de maio – pessoas com doenças crônicas e grupos anteriores;

Etapa5: apartir do dia 8 de maio – professores e todos os outros grupos anteriores

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.


Informação: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba

Foto: Arquivo/PMI