Campanha de segurança viária da Rota das Bandeiras leva conscientização sobre o uso do celular

18/05/2024 as 07:30
Os passageiros que viajam a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, se deparam diariamente com uma cena curiosa instalada no acesso ao terminal de passageiros. Em um cenário ampliado, um celular com 2 metros de altura e um carro batido simulam um acidente de trânsito provocado pelo uso do aparelho, alertando o público sobre os riscos de sua utilização ao volante. A mensagem é clara: “Não dê carona para a morte. Ou tecla, ou dirige”.
A cena faz parte de uma campanha itinerante de segurança viária promovida pela Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, que chega a Viracopos para reforçar as ações de conscientização desenvolvidas pela Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do aeroporto, durante o Maio Amarelo.
“A equipe Lado Terra da Aeroportos Brasil Viracopos prioriza o bem-estar e a segurança dos usuários, reconhecendo a importância de uma viagem segura. Diante do uso cada vez mais frequente de aplicativos de celular por motoristas, que pode desviar a atenção do trânsito, a Concessionária Rota das Bandeiras, Segurança do Trabalho da ABV e a Aeroportos Brasil Viracopos uniram-se na campanha "No Trânsito Escolha a Vida". O objetivo é garantir uma viagem segura do início ao fim, com a equipe Lado Terra cuidando do bem-estar dos passageiros sem que eles percebam.” disse Fernando Gramari, Coordenador de Operações Lado Terra da Aeroportos Brasil Viracopos.
“O celular faz parte do dia a dia de todos nós, mas ele não pode ser usado em 100% dos ambientes, de forma indiscriminada. Quando você está dirigindo e usa o celular o volante ou, pior ainda, tecla uma mensagem, é como se estivesse dirigindo com os olhos vendados, colocando em risco a sua segurança e a de todos os que estão ao seu redor. Ver o veículo acidentado a poucos metros de distância choca e estimula a reflexão sobre os riscos aos quais estamos expostos”, diz Stephan Campineiro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Rota das Bandeiras.
A campanha de segurança viária com o uso do celular gigante permanecerá em Viracopos até o dia 31 de maio. Desde o seu lançamento, a instalação já passou por mais de 20 locais em dez dos 17 municípios que integram o Corredor Dom Pedro de rodovias, como postos de serviços, empresas e locais públicos com grande circulação de pessoas. Na ação, um QR Code redireciona o público ao site da Rota das Bandeiras, com mais informações sobre os perigos do uso do celular ao volante.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE USARO CELULAR AO VOLANTE?
O uso do aparelho já é a 3ª causa de morte no trânsito brasileiro, chegando a gerar 54 mil mortes ao ano. Entre motoristas de 20 a 39 anos, 57% dos acidentes são pelo uso do celular. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
O uso do aparelho pelo motorista, ainda que parado no sinal vermelho ou pelo viva-voz, é uma infração gravíssima de trânsito, com multa prevista de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pelas leis de trânsito, não é permitido falar ao celular nem mesmo utilizando fone de ouvido.


Com informação do Jornal de Itatiba
Foto: Divulgação/Rota das Bandeiras