Em Itatiba, as recentes chuvas têm sido intensas, mas não trouxeram grandes transtornos. Segundo Leila R. Cavallaro, coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, a equipe permanece em monitoramento 24 horas, como de costume, e afirma que, até o momento, tudo está dentro da normalidade, mesmo com o grande volume acumulado.
Nível dos rios
O rio Atibaia e ribeirão Jacaré, que cortam o município, seguem com escoamento adequado e dentro dos parâmetros normais para o período, graças a obras de prevenção realizadas pela Prefeitura. Com um acumulado de 77,7 mm de chuvas em novembro, a Defesa Civil está em estado de observação – próximo ao estado de atenção, que é acionado ao se atingir 80 mm em três dias. Nos últimos três dias, o acumulado foi de 30 mm, mantendo-se dentro dos limites seguros.
Previsão do tempo
Com a chegada de uma frente fria na quinta-feira, espera-se que o tempo melhore gradualmente no fim de semana, quando a frente se deslocará para os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mesmo com a previsão de melhoria, a Defesa Civil reforça algumas orientações para o período de chuvas: evitar áreas de alagamento, respeitar a sinalização e não forçar a passagem em locais inundados. Para a segurança de todos, também é importante buscar abrigo em locais protegidos de raios e evitar estar em áreas abertas, piscinas e debaixo de árvores.
Segundo o Cepagri, da Unicamp, neste sábado, a chuva diminui e ocorre de forma mais isolada e fraca. A partir da tarde, a tendência é que o sol já volte a aparecer entre nuvens. A temperatura mínima deve ser de 16º e a máxima aos 26º. O domingo deverá ser de predomínio de sol, sem previsão de chuva.
Esse acompanhamento contínuo reforça o compromisso da Defesa Civil de Itatiba com a segurança da população, destacando a importância da cooperação dos munícipes para manter o município seguro diante das condições climáticas.
Com informação do Jornal de Itatiba
Foto: Paulo Pinto