Pergunte ao Doutor

Das 08:40:00 às 09:50:00
Com: Doutor Gesse Gomes Barboza

EJA e Senai fecham parceria para bolsas profissionalizantes

08/12/2023 as 11:53
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba fecha o ano de 2023 com três grandes novidades. Uma delas é a parceria com a Escola Senai Luiz Scavone para bolsas de cursos técnicos profissionalizantes. A boa nova foi anunciada durante visita na última terça-feira (05/12).
Alunos da sala da Emeb Philomena, que funciona junto ao Programa Integrando, da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, conheceram o Senai e os cursos oferecidos. Segundo a coordenadora da EJA, Fabiana Rodrigues, “os alunos ficaram encantados com as salas de aulas e com os laboratórios. Com curiosidade, receberam explicações do analista de qualidade de vida, professor Luis Carlos dos Santos Montenario”. Detalhes sobre a novidade serão divulgados no próximo ano.
Lançamento do currículo
A segunda novidade é que, na última semana, em 29/11, a Secretaria de Educação realizou o Lançamento Oficial do Currículo da EJA. O evento foi no auditório da Prefeitura, contando com a presença da secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon. O material foi elaborado pelos professores, supervisores e coordenadores da rede pública de Itatiba.
A proposta curricular da EJA é um referencial para a organização do trabalho pedagógico, que respeita a concepção pedagógica própria e a pluralidade cultural brasileira, sendo aberta, flexível e adaptável à realidade dos alunos.
“O currículo deve ser um espaço de encontro entre a sociedade e os conteúdos escolares, em que uma complementa o outro, buscando uma aprendizagem que seja do interesse do aluno e que busque agregar conhecimentos para a vida”, completou a coordenadora Fabiana.
Novidade: seis unidades EJA 2024
Para o próximo ano, outra novidade: a nova sala de aula da EJA no CRAS Porto Seguro no período da tarde. Quem deseja estudar na EJA a partir de 2024, deve realizar a matrícula até 07/02 diretamente em uma das seis unidades.
Na inscrição é preciso apresentar cópias de RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e histórico escolar. Mais informações pelo 3183-0630, ramal 2033. O município oferecerá aulas EJA de Ensino Fundamental nos seguintes locais:
1° ao 9° ano - noturno
.Emeb Profa. Inês Prado Zamboni, no San Francisco (telefone 4524-5855)
.Emeb Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, no N.R. Porto Seguro (telefone 4524-7212)
.Emeb Cel. Francisco Rodrigues Barbosa – Chico Peroba, na Vila Mutton (telefone 4538-2868)
1° ao 5° ano - à tarde
.CRAS I, no San Francisco (inscrições na Emeb Inês Prado - telefone 4524-5855)
.CRAS Porto Seguro (inscrições na Emeb Nazareth - telefone 4524-7212)
.Condomínio Residencial Getúlio Luvison (inscrições na Emeb Profa. Guiomar A. Ciarbello - telefone 4524-0295)

Crédito da imagem: Divulgação/ PMI