O Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba promoveu em duas sessões a palestra sobre aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, ministrada pelo consultor educacional Oliver Lima, na quinta-feira (2/2).
A diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello, desejou um excelente ano letivo para todas as equipes escolares e explicou a decisão de iniciar as atividades com uma palestra.
“Vamos iniciar este ano letivo de 2023, valorizando os professores que são realmente os que estão em contato direto com os alunos no dia a dia. Para isso vamos prosseguir buscando condições para sempre garantir uma ótima qualidade de ensino durante o trabalho desenvolvido por todos vocês”, disse a diretora durante a abertura do evento.
O palestrante Oliver Lima é mestrando em Educação; especialista em Educação Infantil e licenciado em Ciências Sociais. Atuou como dirigente municipal de Ensino e é coordenador de projetos educacionais em diversas instituições.
Do berçário à alfabetização
Durante a palestra, o consultor explicou que a vocação do profissional da Educação, a dedicação natural e o comprometimento com as crianças fazem toda a diferença na aprendizagem.
O palestrante também destacou a importância de os municípios garantirem uma `unidade no trabalho’: “O resultado é muito grandioso quando os gestores municipais trabalham com uma visão ampla do berçário até o 9º ano - de forma a garantir uma unidade de trabalho. Todos sabemos que o processo de alfabetização tem que ser garantido nos dois ou três primeiros anos do ensino fundamental. Mas é importante estar muito claro que este processo se iniciou indiretamente lá no berçário”, explicou.
Segundo o consultor, o processo de alfabetização é complexo e, por isso, deve ser garantido nos primeiros anos do ensino fundamental e se ampliando de maneira progressiva. “Desta maneira, os professores do Fundamental 2 terão plenas condições de dar prosseguimento neste trabalho, evitando ficar consertando as lacunas de aprendizagem – que aliás começaram a crescer durante o auge da pandemia e se alargaram ainda mais nos últimos tempos”, comenta.
Oliver citou estudos recentes que apontam que, durante o período pandêmico, as crianças na faixa de dois anos reduziram drasticamente o número de vocábulos aprendidos: “Antes da pandemia, uma criança de 2 anos tinha domínio de cerca de 600 vocábulos e a pandemia fez com que este número se reduzisse a no máximo 100 vocábulos”.´
O palestrante explicou que o processo se inicia no berçário, por exemplo, quando um adulto estimula a criança, principalmente na fase quando ela repete os gestos ou imita o que o adulto fala. Ele diz que são, por meio dos estímulos que recebem dos adultos, que as crianças vão se desenvolver e que isso terá efeitos no maternal, na pré-escola e ao longo do tempo vai enriquecendo através do repertório da criança, para que ela esteja nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o professor realmente conseguindo se valer destas aptidões e funções psicológicas para ele conseguir na prática deflagrar realmente o processo de alfabetização.
“Diante deste desafio, as políticas públicas, famílias e profissionais da Educação terão de se voltar a uma recomposição da aprendizagem sabendo o quanto o convívio social no ambiente escolar faz a grande diferença na vida das crianças”, explicou.
Início das aulas
As atividades nas creches municipais já tiveram início nesta quarta-feira (1/2) e o início das aulas nas escolas da rede municipal será nesta segunda-feira (6/2).
O Departamento de Educação da Prefeitura de Morungaba tem buscado cada vez mais a excelência na aprendizagem e a qualificação dos profissionais da área, desde o atendimento às crianças nas creches até aos estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental II. Para tanto, a equipe do departamento vem aprimorando não só a área pedagógica, mas também a estrutura física das unidades de ensino, algumas delas reformadas recentemente.
Foto: PMM