Enfrentamento à Covid-19 terá barreira eletiva e estudo com mil testes a partir hoje

01/07/2020 as 08:03
 A partir desta quarta-feira, 01 de julho, o enfrentamento e a prevenção ao coronavírus entram em nova fase em Itatiba. Os cidadãos itatibenses poderão se cadastrar, através do site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br/testeitatiba) para se alistarem como candidatos na iniciativa. O programa "Teste Itatiba" abre as inscrições do dia 01 ao dia 15 de julho, e pela amostragem estatística de cada bairro, além da idade, o sistema escolherá de forma aleatória as pessoas que farão este teste.

“Essa amostragem nos ajudará a entender qual o percentual de itatibenses que já tiveram contato com a doença. Apesar dos casos positivos, acreditamos que seja muito maior o número de pessoas que tiveram contato, e esse programa vai ajudar a medir isso”, completou o Prefeito Douglas Augusto.

Ainda a partir de hoje, as seis barreiras sanitárias que existem atualmente e as 24 barreiras físicas serão removidas e uma Barreira Sanitária Eletiva ficará instalada na rua aos fundos do Ambulatório Central de Especialidades, no SUS. Das 8h às 16h, uma equipe estará preparada para verificar a temperatura de quem desejar e aplicará o teste de Covid se a equipe julgar necessário, com a avaliação de médico no local, inclusive providenciando atestado médico nos casos positivos.

Os servidores que estavam trabalhando nas barreiras sanitárias serão mobilizados agora para a região central da cidade e bairros, em outras tarefas, como: fiscalização e instrução em aglomerações, filas de bancos, farmácias e supermercados, além de aferirem temperatura em terminais de ônibus. Eles estarão identificados com coletes amarelos.


Foto: Divulgação/PMI