Samba, Pagode e Cia

Das 10:00:00 às 13:00:00
Com: Waldir Dias dos Santos

Equipe de Saúde de Morungaba reforça orientações para prevenção da Covid-19

12/01/2022 as 20:29
As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária e a coordenadora municipal do Departamento de Saúde, Marla Stranieri, estiveram na manhã desta quarta-feira (12/1) com o prefeito em exercício da Estância Climática de morungaba Luis Fernando Miguel para tratar do reforço das medidas preventivas para combater disseminação da Covid-19.
Devido à velocidade de propagação da variante Ômicron da Covid-19 e da gripe, o Departamento de Saúde orienta a população para que reforce os cuidados quanto ao uso de máscaras, à higienização das mãos e uso álcool em gel, ao distanciamento social e à ventilação dos ambientes.
Desde o dia 7 de janeiro, a equipe tem visitado os estabelecimentos comerciais e orientando os cuidados para evitar a disseminação do vírus e novos contágios como o controle do acesso, o uso obrigatório de máscaras, a aferição da temperatura e a disponibilização de álcool em gel para os clientes.
Os comerciantes também foram informados sobre a multa de R$ 552,71 para pessoas físicas que se recusarem a usar a máscara e, para os estabelecimentos e prestadores de serviços, a multa é de R$ 5.294,38 multiplicados pelo número de pessoas sem máscara no recinto. Somente quando estiver consumindo alimentos e bebidas as pessoas podem estar sem máscara.
O uso obrigatório de máscara deverá estar afixado nos estabelecimentos de forma visível. A ocupação máxima estará limitada a 60% da capacidade do local. As mesas devem estar a 1,5 m de distância uma das outras, com ocupação máxima de 4 pessoas por mesa. Nas filas, a distância também deve ser de 1,5m entre as pessoas, com a devida demarcação no chão.
"Apesar do número de infectados não houve aumento no número de internações. Mesmo assim precisamos da parceria com os comerciantes e do apoio da população em relação aos cuidados para que não haja a necessidade de maiores restrições ou até mesmo fechamento dos estabelecimentos", explica o enfermeiro Rodrigo Bueno, da Vigilância Epidemiológica, que também destaca a importância das pessoas que estejam com Covid-19 ou suspeita aguardando resultados para que façam o isolamento necessário.
A coordenadora de Saúde, Marla Stranieri, reforça a importância da vacina para que todos estejam protegidos: "Lembramos que a vacinação está sendo realizada somente no Centro de Saúde e no posto do Jardim Amélia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h30", explica.
A Vigilância Epidemiológica ampliou o horário de atendimento, desde a semana passada, e o expediente da equipe tem sido de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, e aos sábados, das 8 às 12h.


FOTO: Rodrigo Marques/PMM