A Voz do Brasil

Das 21:00:00 às 22:00:00
Com: produção da Rede EBC

Especialista analisa requalificação do Coreto e Cemitério em Itatiba

22/01/2022 as 19:30
O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Itatiba, Luis Soares de Camargo, e membros do Conselho Curador do Cemitério do Santíssimo estiveram reunidos durante a semana com o conservador-restaurador Júlio Moraes, um dos maiores especialistas do setor no Brasil.
Júlio atua no segmento de preservação, conservação e restauro do Patrimônio Cultural desde 1986 e, em Itatiba, foi o responsável pela restauração do Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso e do Museu Municipal Padre Lima.
A ilustre visita, feita a convite do Conselho, teve como pauta principal as obras de requalificação do Cemitério do Santíssimo que inclui o projeto, a orientação e a execução do restauro deste importante espaço histórico de nossa cidade.
“Um povo sem memória e sem pontos de reconhecimento da sua cultura não consegue se encontrar e construir sua identidade”, falou o especialista.
Outro assunto de grande relevância foram as obras de melhoria e restauração do Coreto João Maggi, localizado na Praça da Bandeira, um antigo projeto idealizado pelo responsável da pasta.
“Desde a sua instalação em 1908, o Coreto passou por algumas adaptações necessárias. Porém, nunca foi feito uma restauração. Uma obra como esta devolveria a cidade um dos maiores símbolos arquitetônicos de Itatiba, local que foi e continua sendo palco de grandes acontecimentos culturais, políticos e sociais”, ressaltou Moraes.
Estiveram presentes ao encontro o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Diego José de Freitas; de Administração, Eduardo Antonio Sesti Júnior, além de Ocimar João Rabechi e Paulo Henrique Degani, Marcos Rodrigues Chaves e Maria Emília Sanfins, e membros do Conselho Curador.


Crédito da imagem: Divulgação/PMI