Especial do Mês

Das 16:05:00 às 17:00:00
Com: Juares

Feijão Letrado leva livros e arte de graça para crianças de Itatiba

14/05/2024 as 09:09
Após distribuir mais de 10.460 livros para crianças em diversas cidades do Estado de São Paulo, o Projeto Feijão Letrado chega a Itatiba dias 16 e 18 de maio em sua terceira temporada. Serão distribuídos gratuitamente livros, junto com ‘contação’ de histórias e uma oficina de brinquedos recicláveis, para crianças de duas entidades da cidade.
O projeto começou com a ideia de colocar livros infantis dentro de cestas básicas que eram doadas a famílias carentes durante a pandemia. A iniciativa fez sucesso e se transformou em um programa itinerante para distribuir livros e levar arte de graça ao público infantil.
Nesta terceira edição serão visitadas várias cidades, com 32 instituições e escolas beneficiadas. Ao todo serão distribuídos 6.400 livros. Na Grande São Paulo e no Interior haverá doações em Indaiatuba, Itatiba, Piracicaba, Osasco e Bragança Paulista, além de ampliar sua atuação para outros estados nesta temporada 2024.
Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, o projeto conta com patrocínio de Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura e patrocínio da empresa Jofege.
Origem
A ideia surgiu com a finalidade de incentivar a leitura durante o período de isolamento social, na qual as crianças era as mais afetadas por estarem fora do ambiente escolar.
A iniciativa foi um sucesso e, depois disso, os produtores decidiram continuar estimulando a leitura e pensaram em uma ação com maior impacto, voltada desta vez para beneficiar instituições beneficentes, escolas e centros culturais que trabalham com crianças.
O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros. O diferencial é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage. A ideia de colocar os exemplares em uma obra de arte foi pensada como uma forma das crianças vivenciarem uma experiência ímpar de acesso às obras.
Com isso e com as atividades previstas a serem realizadas durante as doações e junto às crianças das instituições, o projeto espera garantir maior engajamento do público infantil em relação à leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.
Serviço:
16/05 - 9h30 - EMEB Profa Maria Do Carmo Parisotto Mosca - Rua Virginio Parisotto, 150 N.R. Pedro Fumachi
16/05 - 14h - EMEB Basílio Consoline - Rua João Bernardo, 50 - Bairro da Ponte
18/05 - 15h - Lar Itatibense da Criança - Rua Alfredo de Oliveira Coelho, 139 - Jardim Carlos Borella


Foto: Divulgação