Manha CRN

Das 10:00:00 às 11:00:00
Com: Paula Ziminiani

Fundo Social lança Projeto Vivências para público 50+

25/05/2023 as 07:30
A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançará no próximo dia 31/05 o Projeto Vivências, voltado ao público 50+ com a proposta de reunir teoria e prática para melhorar constantemente a qualidade de vida deste público. O Vivências terá ações multidisciplinares realizadas semanalmente, sempre às quartas-feiras, 13h30, no salão do São João FC (rua Santo Antônio - 377, Jd. Carlos Borella).
O lançamento terá apresentação do Grupo D’Alba, do Conservatório Municipal Alba Panzarin Degani, no salão nobre da Universidade São Francisco (USF), uma das apoiadoras da iniciativa, bem como Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itatiba, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Itatiba - 99ª Subseção, grupo Lunedi - de Regina Helena Scavone e Faculdade de Tecnologia Maria Eunice Amadeo de Almeida - Fatec Itatiba.
Pela Prefeitura, são colaboradoras no Projeto as secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, Cultura e Turismo, Esportes, Saúde e de Governo.
Inscrições
Quem tem a partir de 50 anos e se interessa em participar do Vivências têm até segunda-feira (29/05) para fazer sua inscrição pelo telefone 4538-3335 e/ou pelo WhatsApp 11 94031-4972 do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Já no lançamento haverá a primeira palestra: “Saúde, Saudade não tem idade”, com o geriatra Carlos Alberto Santiago.
Membro fiel
O objetivo é que todos que forem ao lançamento já façam o cadastro para se tornar membro do CCI, e ter acesso ilimitado às atividades desta unidade do FSS.
O convite do lançamento já vem acompanhado da proposta de participação constante. Isso porque os participantes vão receber uma espécie de cartão fidelidade. Ao marcarem presença por dez semanas, receberão um item confeccionado no ateliê do Centro de Capacitação Solidária, outra unidade do FSS.
Vivendo agora, pensando no futuro
O projeto Vivências é uma iniciativa da Prefeitura de Itatiba por meio do Fundo Social de Solidariedade para dar suporte à população no envelhecimento de forma saudável. São ações para viver o agora pensando no futuro com qualidade de vida.
Isso porque, de acordo com estudo do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Itatiba deverá ter em 2035 aumento de 103,5% da população com 75 anos ou mais, um salto de 3.999 (calculado em 2020) para 8.139 (2035).
Outro dado que embasa as ações do Projeto Vivências é o fato de Itatiba estar entre as melhores cidades para se viver na aposentadoria, uma nova fase da vida com mais tempo livre para se dedicar a atividades, hobbies e antigos sonhos. Itatiba aparece entre as 13 cidades que têm essas características e distantes até 100km da capital paulista, junto com Atibaia, Barueri, Bragança Paulista, Guararema, Indaiatuba, Jundiaí, Louveira, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo.
A lista foi apresentada na edição 2022 da Longevidade Expo+Fórum, pelo influencer 50+ Dimas Barros, que visita cidades do Brasil e do mundo e faz um mapeamento de itens como segurança, custo de vida, acesso à saúde pública e privada, moradia, escolas, oportunidades de trabalho, entretenimento, infraestrutura, hábitos locais, ações sociais, empreendedorismo, clima e até projetos sociais voltados à longevidade com uma atenção maior voltada a esse público - como a proposta do Vivências.


Crédito da imagem: Renato Jr/PMI