Itatiba é uma das 50 cidades mais competitivas do Brasil

25/11/2021 as 07:09
Itatiba é a 43ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta semana. O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como inovação e dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros. O resultado representa um salto de 17 posições em relação ao ranking de 2020.
"Itatiba está entre as 50 cidades mais competitivas do Brasil. Isso é um motivo de orgulho muito grande para todos, pois, mesmo em um período de pandemia, nós conseguimos equilibrar as finanças, focar na saúde e atrair grandes empresas. Somos um município de muitas oportunidades e vamos continuar trabalhando para tornar Itatiba um lugar cada vez melhor", analisou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivo incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é dividido em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Neste ano, o quesito “Instituições” apresentou uma grande melhora nos dois itens analisados. Itatiba ganhou 79 posições em sustentabilidade fiscal e 29 posições em funcionamento da máquina pública.
Saúde, Segurança e Educação
Outro grande destaque para Itatiba é a saúde. Em meio à pandemia de Covid-19, a cidade subiu 39 posições no quesito qualidade da saúde e 37 posições no ranking de acesso à saúde.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 tem sido muito bem sucedida na cidade e Itatiba já ultrapassou a marca de 193 mil doses aplicadas do imunizante. Desde o dia 09 de setembro, não são registradas mortes em decorrência da doença e a queda no número de internações deu fôlego para que os tratamentos de outras doenças fossem retomados.
Na área de segurança, Itatiba ganhou 48 posições no ranking. A qualidade da educação que a cidade oferece aos seus alunos é a terceira melhor do Brasil e no item acesso à educação, Itatiba subiu 12 posições.


Crédito da imagem: Renato Jr.