A Voz do Brasil

Das 21:00:00 às 22:00:00
Com: produção da Rede EBC

ITATIBA TEM MAIS 90 CASOS POSITIVOS DE COVID CONFIRMADOS

15/12/2020 as 07:43
A Secretaria deSaúde informa que ontem (14/dez) 90 novos casos foram registrados por meio detestes privados, da Prefeitura e resultados do Instituto Adolfo Lutz.

Os casos reportados são de moradores dos seguintes bairros: Porto Seguro, Nosso Teto, Pq. SanFrancisco (5), Santa Filomena, Jd. Nações (8), Pq. da Colina II, Pq. da ColinaI (5), Bela Vista (2), Clube de Campo (2), Jd. Paladino (2), Moenda (5), Cel.Peroba, Pq. da Fazenda, Santo Antônio (3), NR João Corradini (4), Engenho (2),Jd. Virgínia (2), Centenário (2), Itatiba Country, Dr. Pimenta/Cecap (5), Jd.Salessi, Reserva Santa Rosa, Ponte, Rei de Ouro, Engenho D'Água (2), Aida Jafet(2), NR Afonso Zupardo, Cidade Jardim, Santa Luzia, Itatiba Park (2), Jd.Harmonia, Terra Nova, Jd. Ipê, Jd. Esplanada (2), Pires, São Luiz II, NovaItatiba, Jd. Ester, Centro (4), Beija-Flor, Jd. México, Central Park II, BeijaFlor, Vila Real, Residencial Moenda, Morro Azul, NR Pedro Costa e VilaCremonesi.

Um bairro, de paciente internado, será confirmado. Os demais estão em casa.

RESULTADOS, COLETAS E INTERNAÇÕES

Foram enviados ao município 79 resultados do Instituto Adolfo Lutz, sendo 35 positivos (somados nesseboletim) e 44 negativos. Mais 66 coletas foram realizadas para análise do laboratório. Uma pessoa com PCR+ recebeu alta e concluirá a recuperação em casa. Uma pessoa que aguardava resultado precisou de internação e está na Enfermaria.

LEITOS DE UTI

Segundo informação do Diretor Técnico da Santa Casa e Secretário Adjunto de Saúde, Dr. Carlos Lemes, ontem, a Santa Casa atingiu 12 leitos de UTI ocupados e 01 vago. Ou seja: dos 03 novos leitos contratados recentemente, 02 já se encontram atualmente ocupados. Os números informados no Boletim podem diferir do estado real devido ao horário de fechamento e apuração dos dados, o conjunto de hospitais abrangidos e a data da coleta (para a VISA, desde o início da pandemia, o paciente internado só passa a integrar o Boletim como caso suspeito ou positivo após coleta para exame, mesmo já ocupando vaga de leito).

REGIÃO SEM VAGAS DE UTI

Segundo Dr. Lemes, em contato prévio feito com a DRS VII (que representa a Secretaria de Saúde Estadual na região) não há vagas de UTI ociosas na região a disposição. Isso representa risco de suporte à vida aos pacientes que precisem de leitos estaduais de UTI na região de saúde de Campinas e Jundiaí, da qual Itatiba faz parte. A DRS acenou que poderá acolher o pedido de Itatiba, formulado meses atrás, de credenciamento e custeio parcial de 06 leitos de UTI (havia sido solicitado 10).

VAGAS NA SANTA CASA

A Secretaria de Saúde está em contato com a Santa Casa para a instalação de mais leitos de UTIe leitos intermediários (com respirador), o que - segundo o Hospital - enfrenta dificuldades (como equipe, medicamentos e insumos escassos no mercado e espaço físico). Ainda assim, Secretaria de Saúde e Santa Casa estão procurando atuar conjuntamente para que Itatiba não dependa do Estado para vagas de UTI, haja vista que não estão conseguindo proporcionar oferta às cidades.