Especial do Mês

Das 16:05:00 às 17:00:00
Com: Juares

Jovem amazona itatibense começa a se destacar no cenário do Enduro Equestre

18/05/2024 as 07:29
Com apenas nove anos de idade, a jovem Valentina Maria Baldam Pereira já começa a colher frutos dos seus cinco anos de dedicação à prática do Enduro Equestre, modalidade esportiva que ela mesmo escolheu por gostar muito de cavalos. Ciente dessa vontade, seus pais a levaram a uma escola especializada onde houve a confirmação de que era isso que Valentina queria fazer dali para frente.
O local escolhido para esse aprendizado foi a Escola Oficina do Cavalo, que foca na formação profissional para jovens e adultos, tendo como professor responsável o técnico em Equicultura, cavaleiro profissional e instrutor de equitação clássica e de enduro, Antonio dos Santos, o Toninho.
Ao longo desses cinco anos de aprendizado e dedicação à equitação, a parceria entre técnico e aluna deu bastante certo e, com sua larga experiência, Toninho ressalta o potencial de Valentina e vislumbra um futuro promissor à jovem.
“Apesar de sua tenra idade, ela demonstra um desempenho e disciplina esportiva exemplares, acima da média. Possui o perfil desejado para um atleta de alto rendimento e tem superado todas as expectativas nas aulas. Certamente alcançará grandes resultados ao longo de sua carreira esportiva. Hoje ela encontra-se no ensino fundamental, construindo sua base para os desafios futuros”, comentou Toninho.
Valentina conta com apoio irrestrito dos pais, o casal Nadia e Paulo Rodrigo, que sempre a incentivou. De acordo com o pai, mesmo com os resultados positivos começando a aparecer, o foco principal é que ela tenha uma infância saudável e feliz como qualquer criança de sua idade.
“Ela tem apenas nove anos e queremos ela curta e viva a cada dia as alegrias que este esporte e os cavalos trazem à ela. As competições são complementos de um esforço e são muito gratificantes, claro”, comentou Paulo Rodrigo.
Animados com a opção de vida escolhida por Valentina, os pais já colocaram o filho mais novo, Theo, com apenas três anos também para praticar a modalidade. “Hoje, com cinco anos, o Theo está na modalidade “endurinho”, um incentivo às crianças e nas competições todos são premiados com medalhas como forma de incentivo”, concluiu o pai.
OS RESULTADOS
A temporada passada foi uma das melhores à jovem amazona. “Ano passado participamos de três etapas do Campeonato Paulista de Enduro Equestre e ela conseguiu um primeiro e um segundo lugar e, no ranking estadual, fechou o ano como vice-campeã Paulista da categoria Mirim 20km, além de conquistar a quarta colocação no Ranking Brasileiro”, explicou o pai.
A expectativa para a temporada 2024 é muito grande por parte de todos. Já na primeira etapa do Paulista, realizada no mês passado em Bragança Paulista, Valentina já conquistou a segunda colocação em sua categoria e soma pontos importantes para que, ao final das seis etapas possa, quem sabe, terminar na primeira colocação tanto no Paulista como no Brasileiro de Enduro Equestre.


Com informação do Jornal de Itatiba
Foto: Divulgação