O projeto Ilumina Itatiba, que visa a modernização da iluminação pública da cidade, já instalou até o momento 16.458 lâmpadas de LED, substituindo as antigas de vapor de sódio.
A iniciativa, realizada em parceria com o consórcio responsável pela execução e manutenção do projeto, está em fase final de modernização, com a expansão para novos pontos de iluminação pública.
Segundo informações da Prefeitura, a Parceria Público-Privada (PPP) firmada terá uma duração de 20 anos, durante os quais o consórcio Ilumina Itatiba também será encarregado pela manutenção das luminárias. “Todo o município está inserido no projeto desde o ano passado”, informam.
A abrangência inclui não apenas vias urbanas, mas também estradas municipais, como as Estradas Municipais Antônio Américo Suzan, Antônio Netto, João Bernardo Filho, entre outras.
A eficiência energética e a sustentabilidade são pilares centrais do projeto. As luminárias de LED instaladas em Itatiba possuem potência variando entre 30W e 145W, dependendo da via.
Elas oferecem uma eficiência superior a 130 lúmens por watt, enquanto as lâmpadas de sódio alcançam, em média, 120 lúmens por watt. Além disso, as lâmpadas de LED oferecem uma reprodução de cores mais precisa, com um Índice de Reprodução de Cores (IRC) acima de 70, em comparação ao IRC de 25 das lâmpadas de sódio, o que melhora a qualidade da iluminação.
Com uma economia estimada de mais de 54% no consumo de energia, a substituição das lâmpadas também deve contribuir para a redução dos impactos ambientais. A menor demanda por energia, aliada à vida útil prolongada das luminárias de LED, reduz a geração de resíduos e a necessidade de acionamento de fontes energéticas como as termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis.
O projeto Ilumina Itatiba está sendo financiado por meio de uma PPP, e a população conta com um canal direto para reportar falhas ou solicitar manutenções, disponível pelo número 0800-779-2000.
Com a modernização quase concluída, o próximo passo será a expansão da iluminação pública para novas áreas da cidade, consolidando Itatiba como uma cidade mais eficiente, segura e sustentável.
Com informação do Jornal de Itatiba
Foto: Arquivo PMI