Memória das vítimas de Covid em Itatiba será eternizada com monumento






A memória dos 325 cidadãos de Itatiba vítimas da Covid-19 será eternizada pela Prefeitura de Itatiba com a inauguração de um monumento, na próxima sexta-feira, 03/12, às 19h. Ele está localizado em uma praça ao lado do Parque Luís Latorre, que conta com paisagismo, iluminação e fonte especiais. As famílias de todas as vítimas, e a população que perdeu amigos e parentes, estão convidados a participar desse momento de lembrança e honraria. A Corporação Musical Santa Cecília deverá participar, como responsável pela trilha sonora.
A obra é executada em parceria com o Reserva Santa Rosa – residencial próximo à praça. Além do monumento, um novo ato simbólico está marcado para o sábado, 04/11, já dentro do Parque Luís Latorre. A partir das 9h30, as famílias foram convidadas a plantar 325 árvores, número alusivo às vítimas. As mudas de árvores remetem à continuidade da história das vítimas, agora integradas à natureza. As espécies foram escolhidas de forma técnica, e são adequadas à integração com a fauna do Parque, a se tornar no futuro um bosque.
“São homenagens singelas, simbólicas, mas que poderão trazer um pouco de alento ao coração daqueles que ficaram. São pais, filhos, avós, tios, amigos, e até mesmo figuras queridas de nossa cidade, que se foram com essa pandemia. Suas memórias merecem nosso total respeito e reverência. Com o monumento, a ideia é tentar amenizar um pouco essa dor, com um local bonito e contemplativo, uma lembrança mais leve num momento de esperança”, diz o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que formatou o momento – junto a várias secretarias - a partir de sugestões vindas de vários familiares impactados por perdas pela pandemia.
325 vidas
A contabilização foi feita desde 06 de abril de 2020 – data do primeiro óbito - até 09 de setembro de 2021, data da última morte causada pela doença no município. Desde então, felizmente, mais nenhum morador de Itatiba perdeu a vida para o coronavírus. Também desde setembro, o município vem registrando – na grande maioria das semanas - índice zero de internações na UTI – Covid.
A queda das mortes está diretamente ligada ao avanço da vacinação contra o vírus. Quanto mais pessoas vacinadas, menos mortes e internações. Até ontem, 26/11, Itatiba já aplicou mais de 197,5 mil doses de vacina, tendo sido imunizada com duas doses mais de 80% da população. Só em doses de reforço, foram mais de 11 mil doses aplicadas em pessoas acima de 50 anos.


Crédito: Divulgação/PMI
Sugestão de legenda: Equipes de obras trabalham nos preparativos da praça que abrigará o momento