Valeu Zumbi celebra em Itatiba o Dia Nacional da Consciência Negra






O Parque Luís Latorre recebe na próxima segunda-feira, dia 20, o evento Valeu Zumbi em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. A data é feriado municipal desde 2007 e estadual a partir deste ano de 2023.
Uma extensa programação foi preparada - confira abaixo - com atrações desde às 10h, a partir de abertura e homenagens, até 19h30, com encerramento. A última atração tem início às 17h: Samba de Guadalajara, realização do Programa de Difusão - Circuito SP, da Amigos da Arte. Além de música, o evento terá dança, poesia, contação de história, exposições, oficinas, stands e barracas.
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, é correalizadora do Valeu Zumbi, ao lado do Clube Sete de Setembro e do Caenf - Centro de Artes e Educação Não-Formal em Itatiba. A produção é de Amigos da Arte e Tudo Vira CultSP, com realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Participam também dessa realização: Conselho de Igualdade Racial, Quilombo Brotas, Escola de Samba Águia Dourada e AfroVet.
A data e o Conselho
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. A data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e os desafios dos negros no país e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira.
A programação do Valeu Zumbi 2023 visa divulgar a herança cultural do negro, valorizar a contribuição na formação da sociedade brasileira e combater o preconceito. Itatiba tem tido um destaque com relação às ações dos movimentos das comunidades e coletivos negros. Uma delas é a reativação do Conselho de Igualdade Racial e a preparação para a Conferência de Igualdade Racial.
Programação Valeu Zumbi
10h Abertura com Hino da Negritude (versão prof. Eduardo) e homenagem à Diva Oliveira
10h30 Capoterapia Mestre China, Miss Itatiba das Américas Marina Lima, Corte da Beleza Negra, cantora Karen Zachar’s, Capoeira Estrela D’Alva, Puxada de Rede Grupo Axé Dendê Capoeira, Catimba Danças Afro e Irmandade de São Benedito
12h DJ Jongo
12h40 Curimba Vô Chico
13h10 Costume Nosso, final da Batalha de Rima, Afro Di, Tulhex e Bob Universo
15h Comunidade do samba
16h Águia Dourada com Corte do Carnaval 2023 e as irmãs Mari e Mônica Custódio
17h Samba Guadalajara
19h30 Encerramento


Crédito da imagem: Divulgação/PMI