As Mais Pedidas da Semana

Das 15:00:00 às 16:55:00
Com: Juarez Mossambani

Nove pessoas em situação de rua vão para abrigo da Prefeitura em sua primeira noite de funcionamento

19/05/2022 as 07:17
A temperatura despencou em Itatiba. Na manhã de quarta-feira, 18/05, os termômetros atingiram 5,4°C, a temperatura mais baixa deste ano até agora. O fato chega a surpreender, uma vez que estamos a mais de um mês da chegada do inverno, mas a Prefeitura de Itatiba já estava preparada para auxiliar as pessoas em situação de rua e famílias em estado de vulnerabilidade.
Por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, a Prefeitura abriu na terça-feira, 17/05, o Abrigo de Acolhimento Emergencial para receber as pessoas em situação de rua durante as noites frias. Nesta madrugada, nove pessoas pernoitaram no local, onde tiveram à disposição cama e cobertores para uma noite confortável. No local, que fica localizado no salão Nossa Senhora das Graças, no bairro de mesmo nome, os acolhidos ainda tiveram a oportunidade de usufruir de banho quente, jantar e café da manhã.
O vice-prefeito e titular da pasta, Mauro Delforno, conta que a Prefeitura abordou 19 moradores de rua na primeira noite. No entanto, dez pessoas preferiram apenas receber o cobertor doado pelas equipes de acolhimento e não ir para o abrigo. "Nós respeitamos a vontade das pessoas que optaram por permanecer nas ruas, mas esse trabalho do abrigo é muito bonito e será um prazer atender quem está morando na rua durante o inverno", disse ele.
A operação de acolhimento contou também com a participação da Guarda Municipal, da Defesa Civil e de voluntários. Quem conhece ou souber de alguma pessoa em situação de rua que necessite do amparo da Prefeitura, deve ligar para a Guarda Municipal no número 153.
Doações
A Prefeitura de Itatiba está recebendo doações de alimentos e produtos de higiene destinados ao Abrigo de Acolhimento Emergencial. Solidária, a população de Itatiba já tem procurado a municipalidade para fazer doação não só de roupas e cobertores, mas também de alimentos destinados às refeições servidas no abrigo e produtos de higiene. As entregas podem ser feitas na Central de Abordagem Social, localizada na Av. Nair Soares de Macedo Fatore, 200, Vila Santa Clara (prédio anexo à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda), ao lado da rodoviária.
Segundo a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, os itens mais necessários são: molho de tomate, leite integral, óleo de soja, bolacha, pó de café, macarrão, sal, açúcar, arroz, feijão, lata de sardinha, farinha de milho, achocolatado, legumes variados (cenoura, batata, mandioquinha, mandioca, chuchu, cebola e alho) e linguiça calabresa ou outra proteína que não precise de refrigeração ou congelamento.
Entre os itens pessoais, os materiais mais necessários são sabonete, creme dental, escova de dentes, esponja para banho, shampoo, absorvente e toalhas de banho.


Crédito da imagem: Renato Jr.