Momento Sertanejo

Das 17:30:00 às 19:00:00
Com: Gilban e Ivo Bianchini

Novembro Azul tem palestra para prevenção ao câncer de próstata e sábado destinado à saúde do homem

24/11/2023 as 07:17
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, está promovendo a Campanha Novembro Azul 2023, cujo tema neste ano é Seja o tipo de homem que cuida da sua saúde. O objetivo é alertar, principalmente, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta sexta (24/11) tem uma palestra a ser ministrada pelo urologista Lucas Zeponi Dal’Acqua, secretário-adjunto de Saúde de Itatiba. Será às 14h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.
Já no dia 25, será a vez do Sábado Azul. Neste dia, o Ambulatório Central de Especialidades (ACE) - SUS estará aberto das 8h ao meio-dia com uma série de serviços gratuitos destinados ao homem. A demanda é livre e sem necessidade de agendamento.
Neste sábado especial haverá consulta com urologista, consulta de Enfermagem, medição de IMC e circunferência abdominal, aplicação de vacinas, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Campanha de conscientização
O principal foco do Novembro Azul é a prevenção do câncer de próstata. Esta é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Para diagnosticar antecipadamente a doença, é recomendado que homens a partir de 50 anos (ou de 40 se tiverem fatores de risco), mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.