PREFEITURA ENTREGA NOVO ARQUIVO PÚBLICO "NORBERTO CARRIDE" À POPULAÇÃO

03/04/2020 as 18:17
Na última quinta-feira (02), a Prefeitura de Itatiba entregou à população o novo Arquivo Público Municipal “Norberto Carride”. A cerimônia de inauguração ocorreu de maneira simples, evitando aglomerações e seguindo as orientações da Secretaria de Saúde para o período de quarentena.

“O arquivo público de Itatiba é exemplo para muitas cidades brasileiras . Nem todas possuem sua história guardada e tão bem organizada como a nossa. Com o espaço revitalizado, tão bonito, adequado, vamos guardar aqui nossa história atual e levar para as futuras gerações um pouco de cada um de nós”, ressaltou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

A Secretaria de Cultura e Turismo teve um prazo menor para as obras e foi necessária uma reorganização de tarefas com o apoio de outros setores da Prefeitura como a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O trabalho começou com a mudança do equipamento e documentos. Era necessário um local amplo com capacidade e condições adequadas para o acervo e com localização estratégica para facilitar o acesso ao público.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, a reformulação do acervo do espaço foi um grande desafio, considerando as condições nas quais se encontrava. “Hoje o Arquivo Público Municipal está bem instalado, com as devidas condições de acondicionamento para este material tão rico de histórias e memórias. Ao assumirmos a pasta, sua organização era um dos nossos principais objetivos. Todas as etapas do planejamento foram trabalhosas, considerando o cuidado necessário para sua viabilização. Com a devolução do prédio que era ocupado pela Universidade São Francisco à municipalidade, foi aberta uma grande oportunidade para aplicarmos a adequação do novo espaço que é amplo e muito mais organizado”, ressaltou.

A importância do Arquivo Público para a comunidade

Atualmente, o Arquivo Público conta com 17 mil caixas e, aproximadamente, 17 mil processos administrativos, além de outros tipos de documentação. Atende à Administração, fornecendo informações com rapidez, além de realizar pesquisa histórica. A sala de documentos históricos trabalha com peças de 1829 a 1979, cerca 150 anos de documentos itatibenses à disposição do público para pesquisas didáticas ou de caráter pessoal.

Anteriormente, as caixas de documentos estavam espalhadas por vários prédios o que não era o ideal. Nas novas instalações, todo o material foi reunido novamente e os procedimentos para arquivamento foram aplicados: classificação, ordenação, digitação e acondicionamento.

Hoje, o novo prédio contém oito salas de arquivo. A equipe fica centralizada no segundo andar, sendo que a sala inferior é para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Desde o princípio, a vontade do Prefeito Douglas e do Secretário Washington é que, além do Arquivo organizado como está agora, haja também projetos de cursos voltados à população, que recebessem visitação de alunos para aulas lúdicas e interativas sobre a história de Itatiba. Esses projetos serão, em breve, viabilizados, porque agora Itatiba tem espaço e material para isso”, afirma Lucimara Rasmussen, historiadora e responsável pelo Arquivo.

O Arquivo conta com recursos para atender até genealogia, para busca de cidadania estrangeira, ou para fazer a árvore genealógica, para que se possa conhecer os antepassados. Um orgulho para poucas cidades e Itatiba tem o privilégio de oferecer esse serviço aos seus cidadãos.

“O documento mais antigo que temos hoje é o primeiro livro do cemitério, de 1829, no qual estão registrados óbitos e hoje está digitalizado. Não podemos falar de um documento mais importante porque todos são importantes dependendo o tipo de pesquisa que fazemos”, explica Lucimara. “É possível redesenhar a cidade no passado através dos documentos que mostram quais imóveis pertenciam a qual família. O Arquivo Público é um departamento público e está pronto a servir a população”, completou.

Homenagem ao Senhor Carride

O Arquivo agora leva o nome do senhor Norberto Carride, que frequentava o Arquivo Público procurando contribuir com suas memórias para um melhor entendimento do nosso passado. Carride dava vazão a seu talento poético construindo acrósticos e chegou a compor, ao lado dos senhores Fiorindo Cogni e Mário Barreto, um hino ao primeiro centenário de Itatiba. Era profundo o seu amor pela cidade e por seus habitantes.

Bastante emocionada, a neta do Sr. Norberto Carride, Kelly Roberta de Palma, manifestou a alegria de toda a família. “É uma grande honra para nós da família estarmos aqui num prédio tão bonito, com um trabalho tão bem feito pelo Prefeito Douglas Augusto e pela Secretaria da Cultura com o apoio de toda a Prefeitura. Ter o meu avô eternizado na memória da cidade, justamente ele, que fez história em Itatiba, que amava esse povo e esta terra, poder dar o nome a um lugar de tanta história, significa muito pra gente”, disse.


Informação e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatiba