Eu de Cá, Você de Lá

Das 20:00:00 às 23:59:00
Com: Produção EBC

Premiadas as frutas do segundo leilão da 19ª Festa do Caqui & Cia.

13/04/2024 as 07:13
Foi realizado na manhã de ontem (12/04) o julgamento das melhores frutas expostas neste segundo final de semana da 19ª Festa do Caqui & Cia., promovida pela Prefeitura de Itatiba no Parque Luís Latorre.
Os visitantes poderão encontrar na exposição de frutas dos produtores locais aqueles que foram premiados. Todas as participantes estarão à venda no Leilão de Frutas que será realizado no domingo (14/04), das 13h às 14h30.
Do tipo rama forte, o mais cultivado no município, os premiados deste segundo final de semana são exatamente os mesmos do primeiro, inclusive repetindo o pódio: 1º César Rinaldo Pretti, do Sítio São Joaquim; 2° Caio César Pretti, do Sítio Primavera; 3° Dihego José Ortis, do Sítio São Sebastião.
Os jurados foram: André Barreto, representando a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do município de Jarinu; Marcos Akira Matsumoto do Agro Master; Célia Regina Siqueira Quaglia, do Sindicato Rural de Itatiba; e os produtores Eduardo Bichara Neto e Genesio Pereira Prisco.
4 tipos na Festa
O visitante encontra quatro tipos de caqui na Festa de Itatiba. O rama forte é o tido como molinho quando maduro, preferido por muitos para degustar gelado. O taubaté lembra o rama forte, sendo, no entanto, mais aguado e gelatinoso.
O giombo é o conhecido como caqui chocolate, por conta da polpa mais escura com sementes aparentes, e o fuyu é o chocolate branco, já que se destaca pela ausência de semente. Além do caqui, os visitantes também encontrarão outras frutas produzidas no município, como abacate, atemoia, figo roxo, goiaba e pitaya.

Crédito da imagem: Divulgação - Casa da Agricultura/PMI