Primeira edição de “Cuidando da Família do Campo” atende Morro Azul

21/09/2021 as 07:16

O Projeto “Cuidando da Família do Campo”, realização da Prefeitura de Itatiba com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e parceiros, promoveu com sucesso sua primeira ação na tarde da última sexta-feira, 17/09, no bairro Morro Azul. Só a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda realizou 50 atendimentos, desde emissão de via do RG, Cadastro Único, certidões de nascimento, casamento, fotos, orientação e agendamento para atendimento psicológico.

Pela saúde, tanto a Secretaria de Saúde quanto a Unicamp – que trouxe sua Unidade de Medicina Preventiva do Setor de Toxicologia para o bairro - realizaram atendimentos e exames. Pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) municipal foram feitos 136 testes de HIV, sífilis e das Hepatites B e C entre 34 pacientes.

Pela unidade da Unicamp foram 30 atendimentos, nove deles com encaminhamento direto para dar sequência ao tratamento em Campinas. A Unidade de Medicina Preventiva do Setor de Toxicologia Triagem trabalha na identificação de pessoas com problemas de saúde por exposição a agrotóxicos.

A Cobema (Coordenadoria de Meio Ambiente) da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, atendeu onze tutores de animais, resultando no cadastramento de 55 pets para castração. Foram dadas ainda orientações ao trabalhador rural quanto à prevenção de queimadas e manejo de resíduos sólidos.

Os trabalhos da primeira edição de “Cuidando da Família do Campo” foram concentrados no salão de festas da Capela de Santo Antônio e movimentaram o bairro. Enquanto os pais passavam pelos atendimentos, as crianças tinham opções de recreação promovidas pela Secretaria de Esportes.

O Projeto “Cuidando da Família do Campo” é voltado para a população da zona rural de Itatiba, envolve várias secretarias e tem o objetivo de levar os serviços públicos para mais perto do trabalhador rural itatibense. Outros bairros rurais deverão receber o projeto até o final do ano. Esta ação teve apoio do Sindicato Rural de Itatiba, Drogasil, Mig Cosméticos e ATL Higiene Profissional.


Crédito da imagem: Divulgação PMI