Roberto Carlos em Companhia

Das 19:00:00 às 20:00:00
Com: Suzana Santos

Programa FormAção é lançado pelo FSS

23/07/2021 as 07:12

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou na manhã de ontem, 22 de julho, o FormAção, programa que centraliza a oferta de cursos, treinamentos, palestras, oficinas e fóruns, todos gratuitos, de aprendizado profissional e complementar. Trata-se de iniciativa unificada realizada pelo Centro de Capacitação Solidária, braço educacional do FSS.

Até o final do ano a previsão é atender 3.300 pessoas, em diferentes áreas de formação e modalidades de aulas, palestras e apresentações. Os principais objetivos são capacitar os alunos para gerar emprego e renda, atendendo a necessidade do mercado, além de orientar e desenvolver ações que possam colaborar com o desenvolvimento social de toda população de Itatiba.

Numa solenidade simbólica no Centro de Capacitação Solidária – que funciona no Paço Municipal Pref. Roberto Arantes Lanhoso, coração da cidade, autoridades municipais e parceiros do programa ouviram a apresentação, conduzida pela primeira-dama Barbara Zaratini, que comanda o Fundo Social de Solidariedade, e pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira. “Os cursos e eventos do Programa FormAção irão contemplar toda população, desde jovens que ainda irão trilhar o caminho da vida, servidores públicos, frente de trabalho Requalifica, trabalhadores que precisam se aperfeiçoar ou aprender uma nova atividade, o público digital com palestras e cursos online, até nossos idosos da Melhor Idade”, disse Barbara aos convidados.

“Um dos grandes legados que se pode deixar ao povo é o conhecimento. Por isso hoje avançamos com o lançamento deste grande programa, que vai trazer mais estudo e aperfeiçoamento à população de Itatiba, principalmente agora, nessa época em que já devemos estar preparados para a retomada econômica que virá à medida que a pandemia estiver perdendo força”, pontua o prefeito sobre o FormAção.

Inscrições ágeis e descentralizadas

A primeira fase do programa prevê pelo menos cinco fóruns virtuais (num total de 1.800 vagas), cursos EAD (à distância), com 550 vagas e, por fim, cursos presenciais, com 1.009 vagas. Os fóruns têm início já em agosto, e as inscrições, a partir do próximo dia 02, podem ser feitas pelo whatsapp 94712-0500 ou presencialmente no Centro de Capacitação Solidária (Praça XV de Novembro, s/n, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para permitir o acesso de mais pessoas aos cursos, o FormAção será levado aos bairros durante os sábados, com inscrições itinerantes, das 9h às 12h. Serão visitados: Engenho D'água (07/08), San Francisco (14/08), Jardim das Nações (21/08) e Pires (28/08).

Voluntários e parceiros

Toda essa mobilização só é possível devido à grande adesão de professores voluntários - das mais diversas áreas, vários deles servidores municipais -, bem como à parceria de nomes de peso em formação. Neste primeiro momento, já são parceiros do FormAção a Aicita (Associação Industrial e Comercial de Itatiba), o Instituto Educar Brasil, o Sebrae, o Senai, o Senar e a USF (Universidade São Francisco).

Confira a programação de Agosto:
Serão fóruns temáticos, todos online, garantindo a participação segura de um grande número de pessoas, cada um com 300 vagas, e palestras até novembro!
- Escola de Governo / Gestão Pública, início 12/08 (palestras e minicursos online e presenciais sobre gestão pública, tanto para funcionários públicos quanto para população)
- Mais Comércio, início 17/08 (palestras individuais sobre qualidade no atendimento, técnica de vendas, gestão estratégica do varejo, redes sociais para ampliação de vendas, a excelência Disney gerando valor no comércio, entre outros)
- Mulher em Ação – início 25/08 (palestras individuais sobre empoderamento feminino, proteção e segurança das mulheres, rede de apoio, entre outros)
- Emocionalmente - início 26/08 (palestras individuais sobre potencialização do ser humano frente às diversas dificuldades da vida)
- Em Busca de Um Sonho – início 30/08 (palestras individuais sobre como as pessoas podem realizar seus sonhos profissionais e educacionais)
Curso
- Corte e Costura, início em 31/08, de forma presencial em ateliê remodelado e totalmente adaptado às normas de segurança sanitária no Centro de Capacitação Solidária


Crédito da imagem: Renato Jr/PMI