Jornal das Sete

Das 07:00:00 às 08:30:00
Com: Eva Franco, Waldir Santos e Mané Roberto

Projeto Vivências do FSS e atletas do Jomi participam de ação pela intergeracionalidade

14/10/2024 as 10:58
O Projeto Vivências, realizado pela Prefeitura de Itatiba através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), promoveu um encontro diferente com seus participantes 50+. A convite da Escola Educativa, cerca de 60 participantes foram à escola na última terça-feira (08/10) para interação com os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Neste dia, o Vivências convidou alguns atletas que disputaram os 26º Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja final estadual foi realizada em agosto em Itatiba, cidade campeã do Estado de São Paulo na competição. Também esteve presente o treinador Paulo Savieto com a turma do Vôlei Social, com atletas maiores de 60 anos, num projeto da Secretaria de Esportes. “Gratidão por essa oportunidade de dividirmos tanta coisa boa”, declarou a presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

Entre os atletas dos Jomi, acompanhados das técnicas Lúcia Manente e Rosângela Campos, estiveram presentes Filomena Madalena dos Santos - Filó (ouro no Atletismo 500m aos 98 anos); Romeu Tibério, de 90 anos, e a esposa Noelia Baradel Tibério, do tênis de mesa; Rubens Baccarat Ramos e Rosali Maria Teixeira Pinto da natação; Ivone Ap. Momentel Moreto e Aparecida Mendes Lopes do vôlei adaptado - sendo a última também do xadrez.

“Todos amaram. Além de conhecer um espaço diferente, foi um ganho para ambas as partes. A experiência dos idosos e dos alunos, que ficaram encantados ao ver, por exemplo, a dona Filomena, de 98 anos, falando que começa caminhando, depois trotando até correr, e todos prestando muita atenção”, disse a coordenadora do Vivências, Andréa de Oliveira da Silva.

Além de ouvir os mais experientes, os alunos puderam jogar vôlei na quadra, tênis de mesa e jogos de cartas, tabuleiro e xadrez, por exemplo. Os participantes receberam um certificado de Honra ao Mérito em agradecimento e reconhecimento à inspiração para a sociedade.

A proposta foi pautada na intergeracionalidade, para esta troca de experiências entre crianças e idosos, acompanhados da coordenadora de eventos da Educativa, Patricia Ferrari Lopes Athayde. Eles também compartilharam um lanche preparado pela cozinheira da escola com direito a picolé. Em maio, os alunos do 5° ao 8° ano fizeram uma homenagem especial pelo Dia das Mães no Centro de Convivência do Idoso para participantes do Vivências e agora foi a vez de recebê-los na escola no evento que celebrou o Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade (1º/10) e também o Dia das Crianças (12/10).

Vivências na próxima semana

Lançado em 2023, o Vivências é exclusivo para pessoas a partir dos 50 anos de idade. O Vivências leva conhecimento diversificado com foco no envelhecimento saudável – físico, mental e emocionalmente. Os encontros serão promovidos em parceria com as secretarias de Saúde e de Ação Social, Trabalho e Renda, pois também serão realizados no Centro de Referência de Ação Social (Cras), além do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Ângela Lygia Parodi Scavone, unidade do FSS, no Jardim Vitória. Interessados podem se inscrever pelos telefones 4594-1677 e 4538-3335.

O próximo encontro do Vivências será na semana que vem, dia 17/10 (quinta), no Cras Harmonia/Corradini, às 9h, com o tema Saúde Bucal. Lá, os participantes terão o encontro com Maria Cristina Alves de Siqueira, encarregada da Odontologia Preventiva da Secretaria de Saúde. Para contatar a coordenação do Vivências, basta ligar no Centro de Capacitação Solidária do FSS pelo 4534-3310.


Imagem: Divulgação/PMI
LEGENDA DA FOTO: Crianças e idosos tiveram troca de conhecimentos em momentos de lazer, como jogos e atividades físicas, na última terça-feira (08/10)