A partir de segunda-feira (15/04), Itatiba oferecerá vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com esta ampliação, Itatiba completa a oferta de doses para faixa etária inicial indicada pelo Ministério da Saúde.
Agora, serão pelo menos três unidades diferentes fazendo a vacinação contra a dengue. Dessa forma, pede-se que os pais e responsáveis se atentem e verifiquem na hora do agendamento qual é a unidade em que seu filho será vacinado.
O agendamento deve ser feito online no site da Prefeitura no link: https://itatiba.sp.gov.br/como-agendar-a-vacinacao. É necessário informar CPF e data de nascimento completa da criança. No caso das que ainda não têm o documento, deve ser informado CPF dos pais ou responsáveis. Documentos e carteirinha de vacinação também devem ser apresentados na hora da aplicação.
A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança/adolescente já sairá com a data do retorno agendada.
Público indicado completo
Iniciada na quarta-feira (10) em Itatiba, a vacinação contra a dengue imunizará crianças e jovens entre 10 e 14 anos neste momento. De acordo com nota técnica recebida pela Secretaria de Saúde itatibense, a escolha desse público é federal e diretrizes do Programa Nacional de Imunizações - PNI.
Essa estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina e público-alvo está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que diz ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento.
Casos
A cidade contabilizava até ontem, 1.532 casos da doença desde janeiro. Há uma morte causada pela dengue e outras duas em investigação, aguardando resultados de exame do Instituto Adolfo Lutz.
Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou também uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue.
Crédito da imagem: Mari Carla Giro/PMI