TG sedia abertura da Semana da Pátria 2021

02/09/2021 as 07:20

Na manhã de ontem, 01/09, teve início a Semana da Pátria 2021 em Itatiba. Na presença de autoridades municipais, a sede do Tiro de Guerra recebeu alunos da Emeb Coronel Júlio César e do Cemei Andorinha, em apresentações temáticas.

Foram executados os hinos nacional, municipal e da Independência. Em breves discursos, autoridades falaram sobre a retomada de celebração presencial da data. O Subtenente Pessôa, Chefe da Instrução do TG 02-070, ressaltou a felicidade pelo evento, ainda que restrito, marcando os 199 anos da Independência do Brasil.

Para o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a presença de alunos e professores é marcante, incentivando que as crianças tenham memórias positivas de seu país. “Nos emocionamos, por exemplo, vendo os atletas brasileiros ganhando medalhas, representando o Brasil, mas precisamos também nos emocionar no dia a dia, com cada conquista de nosso país, cada avanço de nosso povo”, disse. Também o secretário adjunto de Educação, Carlos Pizzolato, enalteceu a presença das escolas honrando os símbolos pátrios, nesta forma de celebração possível em tempos de pandemia.

O presidente da Câmara de Itatiba, vereador Ailton Fumach, usou a palavra para ressaltar a oportunidade de aprendizado que muitos jovens têm nestas oportunidades cívicas. E o secretário de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo, ressaltou que “nenhum país se fez sem união e companheirismo, as principais lições de uma pátria democrática como a brasileira”.

Próximos eventos

A programação da Semana da Pátria 2021 segue hoje, 02/09, pela manhã, na Emeb Profª Sonia Rita Penteado Aguiar dos Santos, no Jardim Vitória, mais uma vez com presença de autoridades municipais e do Tiro de Guerra. Lá serão feitas duas apresentações artísticas. Alunos do sexto ano cantarão a música Cheiro de Relva e, logo depois, turmas do oitavo e nono anos apresentarão uma dança ao som de Aquarela do Brasil.

A Emeb Profª Inês Prado Zamboni será o local do evento da sexta-feira, 03/09, com a realização de mais uma apresentação artística preparada por professores e alunos. Novamente, haverá a presença de autoridades municipais e do Tiro de Guerra.

Já na terça-feira, 07, quando é comemorado oficialmente o feriado da Independência do Brasil, haverá o hasteamento da bandeira na Praça da Bandeira, com a participação especial da Corporação Musical Santa Cecília. Todos os eventos seguirão os protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19.



Foto: Divulgação/PMI