A Voz do Brasil

Das 21:00:00 às 22:00:00
Com: produção da Rede EBC

Um ano de vacinação: Itatiba reduz em 91% o número de mortes por Covid-19

22/01/2022 as 19:28
Após um ano do início da vacinação em Itatiba, completado neste 21 de janeiro, o número de mortes por Covid-19 despencou no município. Segundo dados da Secretaria de Saúde, a redução no número de óbitos entre os 20 primeiros dias de 2021, quando ainda não havia começado a imunização, e os 20 primeiros dias de 2022, ultrapassa a marca de 91%.
Nos 20 primeiros dias de 2021, Itatiba registrou a morte de 12 pessoas, vítimas do Coronavírus. Em 2022, foi registrado um óbito de itatibense que estava internado fora do município, ocorrido em dezembro e confirmado somente neste mês.
Há ainda um óbito suspeito em investigação, segundo o último boletim, de quarta-feira, 19/01. Por ainda não ter diagnóstico fechado, ele não foi considerado para a comparação.
"Não há dúvidas de que essa queda se deve ao trabalho dos profissionais da Saúde e à população de Itatiba. Enquanto as equipes médicas se empenharam no trabalho de imunização, as pessoas aderiram à campanha de uma forma maciça, contribuindo muito para que obtivéssemos esse sucesso", analisa o secretário municipal de Saúde, Renan Dias Irabi.
No dia 21 de janeiro do ano passado, Ana Maria da Silva, funcionária de limpeza da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, e que atuava na higienização da UTI Covid, foi a primeira pessoa vacinada no município. De lá pra cá, mais de 231 mil doses foram aplicadas na cidade.
Para se ter uma ideia do alcance da campanha de vacinação promovida no município, 100% dos adultos que aceitaram receber o imunizante foram vacinados. A Prefeitura de Itatiba organizou a vacinação com horários agendados como uma forma de evitar a proliferação do vírus nos momentos mais críticos. Destaque também aos Vacinaços, que foram realizados no Parque Luis Latorre para atender os mais idosos no sistema drive-thru. Uma estratégia detalhadamente elaborada para que todos tivessem acesso à vacina da forma mais segura, com distanciamento social.
É importante ressaltar que o número de mortes permanece em baixa, mesmo com a alta do registro de infectados, proporcionada pela nova onda de Covid-19 e a variante Ômicron.
Internações na UTI
Outro dado importante além da queda de mortes é a queda da taxa de ocupação da UTI Covid registrada na cidade. Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura na quarta-feira, havia quatro pessoas na Unidade de Terapia Intensiva. Em 19 de janeiro de 2020, eram 13 pacientes. A redução, neste caso, chega a 69%.
"Além da diminuição no número de mortes, a vacinação cumpre outro papel importante à medida que desafoga o sistema de Saúde, principalmente quando são analisados os casos mais graves que exigem internação na UTI", explica o secretário da Saúde.
Campanha de vacinação
Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), a Prefeitura de Itatiba faz atualmente a vacinação de crianças, conforme são recebidas as doses do Ministério da Saúde. Quilombolas e crianças com deficiência já foram vacinados e agora a imunização atende todas as crianças com 10 e 11 anos de idade.
A vacinação de adultos também prossegue, com aplicações de todas as doses do esquema vacinal nos postos de saúde, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Vale sempre lembrar que a vacina salva vidas e é importante não deixar de se imunizar.


Crédito da imagem: Renato Jr.
LEGENDA DA FOTO: Atualmente, a cidade vacina crianças de 10 e 11 anos