Aicita pede posição sobre andamento das obras contra enchentes

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) solicitou reunião com a Prefeitura de Itatiba para que fossem prestadas informações sobre o que está sendo feito em decorrência das enchentes do primeiro semestre que chegaram a afetar quase 80 comércios do município. O encontro foi realizado no último dia 11 de novembro.
O presidente da Aicita, Helcio Monte Junior, a executiva Sandra Bredariol Jericó e o diretor Antonio Ferreira Dionisio Jr. Foram recebidos pela secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marli de Fátima Petronílio Antenor, que esteve acompanhada do diretor de Planejamento Urbano, Cid Camargo, e do engenheiro civil Ailton Leardini. Também estiveram presentes os empresários Eraldo Bergamini, Luis Eduardo Pizzi, Marcelo Piovesana e Paulo N. Franciscon.

Obras

Estão sendo priorizadas as pontes, cujas conclusões estão previstas para final de dezembro de 2016 (a da faculdade) e meados de fevereiro de 2017 (a do Cruzeiro). Foi solicitada a colocação de sensores no Rio Atibaia e no Ribeirão Jacaré a fim de comunicar possíveis cheias com antecedência. Também houve solicitação para afundamento/desassoreamento de parte do Ribeirão Jacaré, com adequação de canal.
Outras novas obras, que devem constar no orçamento municipal, estão previstas no Plano Diretor, que ainda aguarda aprovação pela Câmara Municipal de Itatiba. Nele constam ações de médio e longo prazo a fim de se obter uma solução global.

Rede de Alerta

Já na manhã de hoje (17/11/16), foi realizado treinamento do sistema de alerta de enchentes, no Corpo de Bombeiros. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes e passam a compor a Rede de Alerta. As instruções foram passadas pelo chefe de Instrução do Corpo Municipal de Bombeiros, Jeferson Montico, e pela coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Cavallaro.
Este encontro contou com representantes dos seguintes locais: 29 de Abril, Denoni, Independência, Lacerda Franco, Luiz Scavone, Marcos Dian, Santa Clara e Tapera Grande. Eles serão responsáveis por captar outros contatos a fim de ampliar a participação da Rede de Alerta, que receberá o repasse das informações corretas e informará aos demais comerciantes envolvidos em cada região.
Foi ainda pedido para que se oriente em caso de enchente (sem transbordar), inundação (transbordamento) e alagamento (água nas ruas por problema de drenagem) para que ninguém entre na água; apenas fechar o comércio e evacuar o local, com o propósito de evitar vítimas. Os presentes ainda destacaram a importância de o município adquirir os sensores.
O próximo encontro está agendado para dia 23, às 8h30, no Corpo de Bombeiros, para montagem do grupo e dos subgrupos da Rede de Alerta a apresentação dos dados dos membros. Os munícipes podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 4534-3982 e pela Central de Emergência do Corpo de Bombeiros de Itatiba pelo 4524-1212.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita