A chuva forte registrada na noite de segunda-feira (12) em Itatiba provocou transtornos pontuais, principalmente a queda de árvores em diferentes regiões do município.

De acordo com balanço prévio divulgado na manhã de terça-feira (13), cerca de 20 árvores caíram em decorrência do temporal, sem registro de alagamentos generalizados ou destelhamentos significativos.

Segundo a Defesa Civil, a chuva atingiu toda a cidade, com a instabilidade chegando a Itatiba a partir de Morungaba, município que estava sob alerta severo de chuva emitido pela Defesa Civil do Estado. Apesar da intensidade dos ventos, da ocorrência pontual de granizo e do grande número de raios, o volume de chuva acumulado foi considerado baixo.

Dados dos pluviômetros do Ciagro e do Cemaden apontam acumulados entre 6,9 mm e 8 mm, quantidade que não gera preocupação imediata quanto a alagamentos ou transbordamentos de córregos. Ainda assim, alguns pontos da cidade seguem em monitoramento preventivo, especialmente áreas com histórico de quedas de árvores.

Durante o temporal, a Defesa Civil recebeu poucos chamados da população, atuando principalmente com orientações relacionadas às quedas de árvores. Nesses casos, o atendimento direto é realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil e das equipes da Secretaria de Meio Ambiente.

Com a previsão de mais chuva para os próximos dias, a Defesa Civil explica que a frente fria já entrou na região na noite de segunda-feira. Caso as temperaturas permaneçam mais amenas, a tendência é de menor impacto. O risco maior de tempestades intensas, segundo o órgão, ocorre quando frentes frias encontram temperaturas elevadas e ar mais seco, o que não é o cenário predominante no momento.

A orientação à população é de atenção redobrada diante de sinais de risco. Em caso de tempestades, a recomendação é procurar abrigo em local seguro, nunca permanecer ou estacionar veículos sob árvores, evitar áreas abertas como campos de futebol, piscinas e descampados, e não atravessar vias alagadas, especialmente motociclistas. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados.

Com informação do Jornal de Itatiba