A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba se prepara para o início do ano letivo de 2026, marcado para 2 de fevereiro, com a apresentação dos estudos pedagógicos às equipes e a valorização dos importantes reconhecimentos conquistados pelo município ao longo de 2025. Os resultados obtidos reforçam a qualidade do ensino oferecido na rede municipal e usam de base e incentivo para o planejamento do novo ano.
Dois prêmios destacaram práticas elaboradas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em março, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira recebeu, em nome da cidade, os títulos de Município Campeão da Alfabetização 2024 — concedendo a 100 cidades de porte médio — e de destaque no Prêmio Excelência Educacional, membro do programa Alfabetiza Juntos SP.
O primeiro reconhecimento considera os melhores índices de fluência leitora, métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças do 2º ano. Já o segundo prémio das redes municipais a partir do Índice de Excelência Educacional (IEE), calculado com base nos resultados do Saresp, que disponibiliza competências em língua portuguesa e matemática.
Divulgados no último ano, os dados do Saresp 2024 apontam alto rendimento para Itatiba: nota 8,4 no 2º ano e 6,7 no 5º ano. O sistema classifica o desempenho como alto quando a pontuação é superior a 6. Dez escolas municipais foram contempladas por atingir as metas condicionais: Agenor Vedovello, Anna Abreu, Chico Peroba, Júlio César, Maria Aparecida Tomazini, Maria Gemma Rela, Philomena Zupardo, Rosa Maria Belgini, Rosa Scavone e Vera Lúcia.
O reconhecimento também chegou ao âmbito nacional. Em agosto, a Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos recebeu, em Brasília, o Prêmio MEC Educação Brasileira, em sua primeira edição, sendo eleita uma das cinco melhores do país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no Ideb 2023. Em Itatiba, o índice foi de 7,1 no 5º ano e 6 no 9º ano. A Secretaria de Educação ainda comemora o fato do município apresentar o melhor índice de crianças alfabetizadas da região de Jundiaí, segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2024, cujos novos resultados serão divulgados ao longo de 2026.
A formação continuada dos profissionais é outro pilar do trabalho desenvolvido. Ao longo de 2025, mais de 450 educadores participaram de oficinas com temas como Inteligência Artificial, Matemática e BNCC na Educação Infantil, curadoria de literatura para as infâncias e orientações para registros pedagógicos. Somente no Ensino Fundamental, mais de 500 professores estiveram envolvidos em 24 formações.
Na Educação Infantil, são mais de 600 docentes responsáveis ​​por mais de 5,2 mil crianças, atualizados por meio de 76 formações realizadas no último ano. Houve ainda o Seminário Municipal de Boas Práticas do Alfabetização Juntos SP e da EJA, além de formações específicas para diretores, vice-diretores e coordenadores escolares.
Entre os destaques para 2026 estão o lançamento de materiais pedagógicos produzidos pelas coordenadas, como os projetos “Inventando o futuro: literatura para as crianças” e Mini-Histórias, que abre a programação de exposições do Arte no Paço entre o fim de janeiro e fevereiro. Cresceu também para 12 o número de escolas participantes do grupo de estudos sobre a abordagem Reggio Emilia, com encontros mensais envolvendo gestores e previsão de disseminação desse conhecimento para outros profissionais da rede.
Segundo a Secretaria, o uso de dados e indicadores educacionais tem decisões pedagógicas orientadas e a gestão da rede, a partir de um Currículo Municipal alinhado à BNCC, modificado de forma coletiva. O documento norteia o trabalho em sala de aula e promove competências acadêmicas, sociais e socioemocionais, além de projetos voltados à tecnologia, fluência leitora, pensamento matemático, empreendedorismo e preservação ambiental.
Para 2026, as prioridades estão focadas no desenvolvimento de habilidades do século 21 e no bem-estar dos estudantes, com a expectativa de um ensino cada vez mais relevante e conectado com o mundo. Projetos como o Letramento em Programação e parcerias com os governos federal e estadual — a exemplo do Programa Criança Alfabetizada (LEEI) e do Alfabetiza Juntos, com acesso à plataforma Elefante Letrado — reforçam o compromisso do município com uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora.