Educação Infantil conclui formação de cerca de 120 professores no ProLEEI

Créditos de Imagem: Educação/PMI
Publicado em: 14/10/2026 às 07:32:56
A Prefeitura de Itatiba promoveu por meio da Secretaria de Educação, na última semana, uma formação de cerca de 120 professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais concluíram o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI), do Ministério da Educação (MEC), vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do qual Itatiba participa desde 2024.
Este é o segundo ano que o município oferece a formação aos professores, atingindo agora em 2026 a quase totalidade dos professores da Pré-escola, que atendem crianças de quatro e cinco anos de idade.
Desde novembro de 2025, os professores ministraram aulas no Complexo Alice Carniatto, unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com quatro turmas: uma no período da manhã, uma à tarde e outras duas à noite. Ao final de cada turma, grupos de professores receberam aos colegas propostas pedagógicas que aplicaram em aula para superar desafios docentes. O que mais se destacou de cada turma foi apresentado nesta formatura, em forma de seminário, compartilhado com os demais profissionais da Educação Infantil.
O 2º Seminário de Finalização do ProLEEI, realizado no Plenário Abílio Monte na noite do último dia 10/05, contou com a presença da secretária Sueli de Moraes Tuon, ao lado das supervisoras Solange de Fátima Grilo, de Educação Infantil, e Camila Polo, articuladora do Reanalfa - Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, componente estratégico do CNCA do MEC. Também foram apresentados outros supervisores, coordenadores e diretores.
Prática viva em sala de aula
Dentro da sala de aula, os professores transformaram essas propostas em práticas vivas. Os quatro trabalhos eleitos e apresentados neste 2º Seminário ProLEEI são de professores do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei): Beija-Flor, Curió, Hélio Joly e Rosa Chrispim. A apresentação é uma forma de valorizar estas práticas pedagógicas de renovação.
"Os professores tinham como objetivo elaborar proposta de um dos desafios de sala de aula para vencer e já aplicaram com ótimos resultados. O curso vem para formar na importância da leitura e da escrita de uma forma significativa para a criança, além de lúdica, e também foca na curadoria de bons livros, de o professor ter esse olhar para selecionar títulos para ler para as crianças e despertar o gosto pela leitura", comenta Giancarla Giovanelli de Camargo, assistente técnico-pedagógico da Educação Infantil de Itatiba.
Os quase 120 participantes receberam do MEC um kit de livros para seguir com a formação pessoal. Na equipe de formadoras locais da LEEI, além de Giancarla, também transmitiram as orientações do programa federal as profissionais Bianca Cogni, Brigida Bredariol e Daiane Mariane Monte.
Formação continuada aos PDI
A quase totalidade dos professores de Desenvolvimento Infantil de Itatiba já passou por essa formação. "Foi muito bom este segundo ano do ProLEEI. Pretendemos continuar com essa parceria com o MEC para os novos professores da rede", completa Giancarla.
O compartilhamento de experiências fortalece o compromisso com a Educação de Itatiba que é destaque nacional. O avanço na alfabetização é um dos pontos fortes do Balanço Técnico do Plano Municipal de Educação (PME) de 2015 a 2025: o índice de 96,6% de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental acompanha reconhecimentos obtidos por Itatiba nos últimos anos, como o Prêmio Destaque em Alfabetização 2023/2024; Prêmio de Excelência Educacional 2025 e o Selo Ouro 2026.




