O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba, em parceria com a escola Senai Luiz Scavone, oferecerá aulas de Operador de Microcomputador no Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto, na Rua Alexandre Rodrigues Barbosa - 45, em frente ao Nipo.
Esta oportunidade de aula de tecnologia da informação – com vagas limitadas - é para maiores de 14 anos. Basta que o aluno já tenha concluído o Ensino Fundamental. Não há limite máximo de idade para participar do curso, que tem 160h de duração.
As aulas serão nas tardes de 3ª, 4ª e 6ª feiras, entre 13h e 17h, com início previsto para 10/02 e término em 26/05, tudo neste primeiro semestre.
A inscrição para esse curso de parceria entre Prefeitura e Senai é feita na própria escola: para se matricular, o candidato deverá comparecer presencialmente na Escola Senai Luiz Scavone, de Itatiba, na Rua Alfredo Massaretti - 191, ao lado do Parque Ferraz Costa. Basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Menores de idade deverão apresentar também RG e CPF do responsável.
O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 16h. Mais informações pelo WhatsApp (11) 4487-4251.
Robótica com Teadit
O Complexo Alice também estreia neste fevereiro a sala batizada de Art & Design Lab, entregue em novembro passado, para o curso de Robótica focado em Design de Produto voltado para estudantes da rede pública que têm idade entre 16 e 24 anos.
A oportunidade veio por meio também de parceria, esta entre a Prefeitura de Itatiba, a empresa patrocinada Teadit – que tem unidade instalada no município – e os realizadores Instituto São Paulo de Arte e Cultura (Ispac) e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serão 25 vagas gratuitas neste primeiro semestre, exclusivas para este público-alvo – sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior - com matrículas online: https://docs.google.com/.../1FAIpQLScPDCgV3.../closedform... .
O curso terá 196 horas na sala equipada com computadores e programas específicos para o ensino de Robótica, além de peças para montar kits de automação e impressora 3D. A proposta é transformar ideias em projetos reais por meio de uma formação prática, criativa e conectada à tecnologia e à inovação.
O aprendizado envolve desde o planejamento até o protótipo funcional, reunindo conceitos de design, robótica com LEGO® Education e cultura maker. Cada etapa promove a aplicação direta dos conteúdos, com uso de ferramentas reais e tecnologias do universo profissional.
Ao final, os participantes constroem projetos autorais que enriquecem o portfólio e podem abrir portas no mercado de trabalho, no empreendedorismo ou em trajetórias acadêmicas, explicam o escopo do projeto.