Grupo JOFEGE promove debate sobre atualizações na NR-01

Créditos de Imagem: Divulgação/JOFEGE
Publicado em: 08/11/2025 às 07:39:11
Durante o encontro, especialistas no tema exploraram a recente atualização na legislação, que entrará em vigor em maio de 2026. Agora, a promoção da saúde mental dos colaboradores também é responsabilidade das organizações, com exigência de medidas preventivas e ambiente de trabalho saudável.
Para Luiz Fernando Viana, CEO da Expert Ocupacional e um dos debatedores, as empresas terão que revisitar processos internos. “O ambiente de trabalho deve ser mais saudável, colaborativo e que de fato atinja resultados, mas que ao final do dia, as pessoas encontrem o bem-estar”, ponderou.
O aspecto da legislação trabalhista foi detalhado pelo Dr. Fabio Izique Chebabi, da Izique Chebabi Advogados Associados. Segundo o advogado, “agora o empregador é obrigado a olhar para dentro de casa, fazer a avaliação e estabelecer um plano de ação para resolver os problemas. Não cumprir a norma vai pesar muito em uma ação trabalhista e o prejuízo é certo”.
Já a Dra. Ana Paula Porto Noronha, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade São Francisco, ressaltou que a interação com as empresas soma aspectos importantes ao estudo realizado.
“A Universidade tem o olhar acadêmico e poder interagir com a prática é benéfico para os dois lados. Enquanto nós trazemos a prática para nosso contexto, as empresas têm acesso a uma fonte de pesquisa científica de ponta, atualizada”, enfatizou.
Integração
O 1º Fórum Riscos Psicossociais foi acompanhado por profissionais com interesse direto na aplicação da NR-01, contando com a presença de técnicos de Segurança do Trabalho, colaboradores da área de Recursos Humanos e do Departamento Jurídico de 30 empresas do município e da região.
Promover a integração entre organizações de diversos setores foi um dos objetivos do Grupo JOFEGE com a realização do evento. “Acho que superou as expectativas. Foi uma oportunidade para seguir conversando com as empresas do município, clientes e parceiros para que a gente consiga otimizar as soluções e assim o resultado será melhor para todos”, explica Juliana Panzarin, Gestora no Centro de Serviços Compartilhados da Jofege. “Cada palestrante, dentro da sua especialidade, trouxe visões diferentes, uma complementando a outra”, finalizou.
Pesquisa inédita com a USF
Destaca-se também a parceria do Grupo JOFEGE com a Universidade São Francisco, que realiza uma pesquisa para construir a Escala de Riscos Psicossociais no Trabalho (Risc-Psi), ferramenta científica inédita desenvolvida especificamente para a realidade brasileira.
As primeiras etapas do projeto foram realizadas no Grupo JOFEGE, que compreendeu a importância da iniciativa e incentivou sua realização, considerando-a essencial para o cumprimento da nova legislação.
A nova etapa da pesquisa envolverá 2000 colaboradores de diferentes segmentos e fará correlações entre escalas de satisfação, segurança psicológica, burnout e assédio moral.




