Entre as 7h30 de terça-feira (09) e 7h30 de quarta-feira (10/12), Itatiba acumulou 45 mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume expressivo se somou a rajadas intensas de vento registradas em diferentes regiões do município, mobilizando equipes de emergência ao longo da madrugada.
A coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro, explica que as rajadas chegaram a 70 km/h em alguns pontos — variando entre 60 km/h picos particularmente superiores dependendo da localidade.
Segundo ela, as ocorrências foram técnicas principalmente em quedas de árvores, todas atendidas pelo Corpo de Bombeiros. "Foram registradas quedas na Avenida Nossa Senhora das Graças, na estrada de acesso ao Clube de Campo Fazenda, no Parque da Colina e em outros pontos. Nenhuma delas acidentadas ou residências. Não houve vítimas e também não houve chamados para destelhamento", detalhou.
Durante a madrugada, o número de ocorrências foi maior, mas, ao longo do dia, a situação se estabilizou. Leila reforça a orientação em casos de queda de árvores, principalmente quando ocorrem fiações elétricas. “O primeiro contato da população deve ser sempre o 193. Os Bombeiros acionam os demais órgãos da Prefeitura e a CPFL, quando necessário”, alerta.
Novos temporais se aproximam
A partir desta quinta-feira (11), a frente fria responsável pelas instabilidades começa a se afastar do Estado. “O dia será de sol entre muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas, algumas mais fortes e outras mais fracas”, explica o coordenadora.
Entretanto, o intervalo é temporário. Segundo Leila, a partir de sexta-feira (12), um novo sistema meteorológico avançou sobre São Paulo, alimentado por um canal de umidade vindo da Amazônia. "No sábado (13), esse canal persiste e deixa todo o Estado em atenção, especialmente a faixa leste. Temos ter pancadas pontuais e fortes até o fim da semana. Já na próxima semana, a expectativa é de elevação das temperaturas e dias mais descobertos", conclui.

Com informações do Jornal de Itatiba