Santa Casa de Itatiba firma parceria e se torna centro de pesquisas para novos medicamentos

Créditos de Imagem: Heloise Belgini / SCMI
Publicado em: 14/02/2026 às 07:10:04
A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba deu mais um passo importante na ampliação de suas atividades acadêmicas e científicas ao firmar, na última quarta-feira (11), uma parceria com o InovaEduK. Pelo acordo, o hospital atuará como centro de pesquisas para o desenvolvimento e testes clínicos de novos medicamentos, com foco em áreas como oncologia, nefrologia, clínica médica, entre outras especialidades.
A iniciativa permitirá que a instituição participe de estudos específicos para medicamentos de ponta, desenvolvidos por grandes indústrias farmacêuticas, ampliando o acesso a tratamentos inovadores e fortalecendo o papel da Santa Casa como referência regional em assistência e formação médica.
“Para nós da Santa Casa é motivo de muito orgulho ter a InovaEduK em mais esse projeto, já que eles nos auxiliam na prova de residência médica do hospital com muito profissionalismo e comprometimento”, destacou o diretor de Ensino e Pesquisa da instituição, Dr. Marcelo Marques de Jesus.
De acordo com o CEO da InovaEduK, Dr. Márcio Sanches, as pesquisas serão conduzidas com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e têm previsão de início para o segundo semestre de 2026. “Ainda estamos no processo de contratualização da parceria, e é importante salientar que todos os pacientes que participarem das pesquisas, desde o primeiro momento, estarão conscientes de toda a pesquisa e tudo será feito com extremo cuidado e segurança”, reforçou.
A InovaEduK é responsável pela gestão de Pesquisa e Inovação dos centros universitários Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e Centro Universitário Max Planck (UniMAX), além de atuar na administração de espaços de coworking, programas de pré-aceleração, consultoria para empresas e startups e na promoção de eventos voltados para cultura de pesquisa e inovação.
Fundada em 1899, a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que realiza atendimentos 24 horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, com recursos provenientes de verbos públicos e privados. Ao se tornar centro de pesquisas clínicas, o hospital amplia sua atuação no campo científico e reforça o compromisso com a inovação e a qualificação dos serviços prestados à população.




