Verão: Santa Casa de Itatiba disponibiliza atendimento em caso de picadas de escorpião

Créditos de Imagem: Butantan/Governo de SP
Publicado em: 20/01/2026 às 09:00:05
No verão, além do calor, praia e sol é comum o aparecimento de animais como o escorpião. E apesar de serem pequenos, eles podem representar um grande risco devido a sua picada. Para casos mais graves, a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba está à disposição para o atendimento adequado.
“A população pode ficar tranquila que na Santa Casa temos todo o indispensável tratamento de picadas do escorpião, inclusive o soro antiescorpiônico, disponibilizado em todo Sistema Único de Saúde (SUS). Recomendamos ainda uma atenção redobrada às crianças de 0 a 10 anos. Elas apresentam maior risco de óbito devido ao tamanho do corpo delas”, explica o Dr. Roberto Khairalla, diretor clínico da Santa Casa.
O Dr. Carlos Lemes, diretor técnico da SCMI, salienta que a pessoa atingida pela picada apresenta sintomas iniciais como “formigamento, vermelhidão. Além disso, a evolução do quadro pode ocasionar tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, suor no local da picada, entre outros.”, acrescenta.
Para afastar o risco de aparecimento dos escorpiões é importante:
-Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
-Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
-Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;
-Manter ralos do chão, pias e tanques fechados, já que comumente o escorpião entra pelas galerias de esgoto;
-Afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
CCZE da Prefeitura faz vistorias
Em caso da necessidade de vistorias em casas, prédios e áreas públicas , em Itatiba, o cidadão pode contar com o CCZE (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Itatiba. O órgão de controle pode ser chamado para vistorias através do telefone: (11) 4524-8826 ou e-mail: ccze@visa.itatiba.sp.gov.br.
Para imóveis fechados e terrenos, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itatiba, para que o proprietário seja notificado e faça a limpeza do local. O telefone é o (11) 3183-0726.




