Vereadores aprovam todos os itens da pauta na Sessão Ordinária desta semana

Créditos de Imagem: Comunicação/CMI
Publicado em: 13/02/2026 às 07:20:26
A Câmara Municipal de Itatiba realizou sua 47ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (11). Na Ordem do Dia, os parlamentares apreciaram quatro projetos de lei
Confira os resultados dos trabalhos:
Primeiro turno
Denominação de via pública
A autoria do vereador Hiroshi Bando (PSD), foi apresentada pela primeira vez o PL 02/2026, que dá a denominação de Carmelina Bernardo Trevine à Rua 6A do Loteamento Vivendas do Engenho D'Água.
Natural de Itatiba, Carmelina faleceu em 2012, aos 90 anos de idade, e é lembrada como exemplo de espera; caráter; humildade e honestidade por todos que a conheceram.
A proposta passou com aprovação no primeiro turno e retornará à pauta na próxima semana para a segunda fase de discussão.
Denominação de praça pública
Também foi apresentado ao primeiro turno de discussão e votação o PL 05/2026, de autoria do vereador David Bueno (Solidariedade). A matéria denomina a praça pública localizada entre a Rua José Rodrigues Filho e a Avenida Lucílio Tobias, no bairro Porto Seguro, como “Praça Dr. Francisco Cardoso de Castro”.
Francisco Cardoso de Castro destacou-se por sua atuação na vida pública e no desenvolvimento social de Itatiba, tendo exercido o cargo de vereador e participado da construção dos clubes de Itatiba; Rosita; Grêmio Recreativo e São João.
A matéria recebida parece favorável a todos os vereadores presentes e deve tramitar no segundo turno na próxima sessão.
Segundo turno
Assistência vitalícia para cães em serviço
De autoria dos vereadores Washington Bortolossi (PP) e Roselvira Passini (Republicanos), retornaram à pauta o PL 152/2025, que garante assistência vitalícia e atendimento veterinário prioritário para cães que prestam serviço ao município de Itatiba nas atividades de segurança pública e resgate.
O projeto prevê, ainda, a criação do Cadastro Municipal de Cães Aposentados, a ser gerenciado pela Coordenadoria do Bem Estar Animal (COBEMA), para fins de monitoramento, com o objetivo de garantir o acesso dos cães aos cuidados necessários.
A proposta foi aprovada por unanimidade de votos e segue, agora, para sanção do Executivo.
Dia Municipal da Mamografia
Finalizando a pauta da reunião, também tramitou em segundo turno o PL 163/2025, de autoria do vereador Juninho Parodi (PL). A proposta institui, em Itatiba, o Dia Municipal da Mamografia, a ser realizado anualmente no dia 5 de fevereiro.
Um dado, criado em alusão ao Dia Estadual da Mamografia, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame como método de detecção precoce do câncer de mama – o segundo mais comum em mulheres no mundo.
O projeto recebeu votos detalhados de todos os parlamentares presentes e aguardará a sanção do prefeito.
Licença de vereador
Os parlamentares aprovaram, ainda, o projeto de resolução 02/2026, que concede licença de um dia ao vereador Galo Herculano (PSDB), por motivos de saúde. Em seu lugar, substituiu a cadeira o suplente Evandro Torso (PSDB).
Expediente
No horário destinado à avaliação de proposições, os vereadores aprovaram requisitos direcionados à Prefeitura (04 a 06/2026). Também foram encaminhadas periodicamente ao Município (199 a 261/2026). Por fim, foram aprovados três movimentos (32, 33 e 35/2026). As proposições podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária: http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes .




