Rota das Bandeiras inicia operação de cabines de autoatendimento em todas as praças do Corredor Dom Pedro

Créditos de Imagem: Rota das Bandeiras / Divulgação
Publicado em: 16/12/2025 às 07:01:45
A Concessionária Rota das Bandeiras inicia, a partir desta terça-feira (16/12), a operação de cabines de autoatendimento para pagamento da tarifa de pedágio em todas as praças do Corredor Dom Pedro. A tecnologia, que permite transações por aproximação (NFC), passa a valer para veículos de passeio e motociclistas, ampliando a agilidade e a comodidade aos usuários do sistema.
A implantação em todo o corredor ocorre após um período experimental iniciado em março deste ano na praça localizada no km 10+700 da rodovia Romildo Prado (SP-063), em Louveira. Com os resultados positivos, a empresa decidiu comprar uma novidade a todas as praças sob sua administração.
Cada praça contará com duas cabines de autoatendimento — uma por sentido de tráfego — exclusivas para carros e motos. A única exceção é a praça de Paulínia B, no km 132+500 da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), que opera em sentido único e tem apenas uma cabine. O pagamento poderá ser realizado por meio de cartão, celular ou relógio com tecnologia NFC, nas funções de débito ou crédito.
De acordo com a Rota das Bandeiras, a iniciativa acompanha o comportamento dos usuários do Corredor Dom Pedro, onde mais de 90% das transações já são realizadas sem o uso de dinheiro. Mesmo com a novidade, as cabines de atendimento manual continuarão operando normalmente e também aceitarão pagamento por aproximação, inclusive para veículos pesados, como trens e ônibus.
Para facilitar a adaptação dos motoristas, todas as cabines de autoatendimento receberam sinalização especial, além de faixas implantadas antes das praças para reforçar a identificação. A agência também está distribuindo folhetos informativos aos usuários que trafegam pelo corredor.
Segundo o gerente de Operações da Rota das Bandeiras, Thiago Alves, a medida representa um avanço importante na experiência dos motoristas. "A oferta das cabines de autoatendimento traz mais agilidade à experiência do motorista que viaja pelo Corredor Dom Pedro e reflete um fenômeno observado em todo o mercado nacional, onde as transações automáticas ou com o uso da tecnologia NFC são cada vez mais comuns. Além disso, as cabines exclusivas vão garantir que o motorista faça uma operação ainda mais rápida para forçar a viagem", destaca.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelo telefone 0800-770-8070 ou acompanhar os perfis oficiais da especificação nas redes sociais.
Com informações do Jornal de Itatiba




